quinta-feira, 28 de abril de 2011

BIOGRAFIA: Inácio de Antioquia

foto cedida por http://www.aascj.org.br/

          (traduzido do inglês. peço perdão por algum erro na tradução...)

           Após os Apóstolos, Inácio foi o segundo bispo de Antioquia, na Síria. Seu antecessor, de quem pouco se sabe, foi nomeado Euodius. Se ele sabia que qualquer dos Apóstolos diretamente é incerto. Pouco se sabe da sua vida, exceto para o fim dela. No início do segundo século (talvez por volta de 107 dC, durante o reinado do imperador Trajano), ele foi detido pelas autoridades imperiais, condenado à morte, e transportado para Roma para morrer na arena. Portanto, ao lidar com um líder, os governantes esperavam para aterrorizar os soldados rasos. Em vez disso, Inácio aproveitou a oportunidade para incentivá-los, falar com grupos de cristãos em todas as cidades ao longo do caminho. 
Quando a escolta de prisão chegou à costa ocidental da Ásia Menor, ele parou antes de tomar navio, e delegações de várias igrejas da Ásia puderam visitar Inácio, falar com ele longamente, para ajudá-lo com itens para sua jornada, e para dar-lhe uma despedida carinhosa e elogiar-lhe a graça de Deus. Em resposta, ele escreveu sete cartas que foram preservadas: de cinco a congregação que havia recebido dele, em bloco ou por delegados (Efésios, Magnésia, Trallians, Filadélfia, e Smyrnaeans), um para a congregação de que iria recebê-lo ao seu destino (Romanos ), e uma a Policarpo, bispo de Esmirna e discípulo do apóstolo João.

             Suas cartas estão disponíveis em várias traduções modernas. Talvez o mais acessível é o Paperback Penguin, Early Christian Writings , traduzido por Maxwell Staniforth. Os temas com os quais ele é principalmente em causa são (1) a importância de manter a unidade cristã no amor e na sã doutrina (com advertências contra o sectarismo e contra a heresia do docetismo - a crença de que Cristo não era plenamente humano e não ter um material corpo ou realmente sofrem e morrem), (2) o papel do clero como um foco de unidade dos cristãos, (3) O martírio cristão como um privilégio glorioso, ansiosamente para ser aproveitada.
Ele escreve:
            Eu sou o trigo de Deus, moído fino pelos dentes do leão a ser feito pão puro de Cristo.
Não há prazeres cedo, não reinos deste mundo pode me beneficiar de alguma forma. Eu prefiro a morte em Cristo Jesus para o poder sobre os confins da terra. Ele, que morreu no lugar de nós é o único objeto de minha busca. Ele que ressuscitou por nossa causa é o meu único desejo. O tempo para o meu parto está próximo. Perdoe-me, meus irmãos. Não fique no caminho do meu nascimento para a vida real, não me querem morto. Meu desejo é o de pertencer a Deus. Não, então, entregar-me de volta ao mundo.não tente me tente com coisas materiais. Deixe-me alcançar a luz pura. Só na minha chegada, eu posso estar completamente um ser humano. Dá-me o privilégio de imitar a paixão de meu Deus.
por James Kiefer

FONTE: www.satucket.com/lectionary/Ignatius_Antioch.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais