sábado, 30 de abril de 2011

BIOGRAFIA: John Owen


Ele nasceu em 1616 em Stadham (Oxfordshire, Inglaterra), os antepassados ​​galeses.Seu pai, Henry Owen, era um ministro da Igreja Anglicana e pertencia à ala dos "puritanos" ou reformadores evangélicos

O jovem Owen era um estudante tão maravilhoso que aos doze anos e depois ingressou na Universidade de Oxford, no Queen's College, uma coisa inédita até então. A dons naturais adicionou um esforço quase sobre-humana, uma disciplina rigorosa quanto ao resto: apenas quatro horas de sono à noite. Esta foi uma das causas de seus problemas de saúde permanente e sua morte relativamente cedo.
Ele foi ordenado ao ministério da Igreja da Inglaterra, apesar de ter sido algum tempo depois, ao ouvir um sermão de um pregador, cujo nome nunca foi capaz de saber quem tem a experiência de conversão pessoal e paz com Deus. Fordham (Essex), pastoreou uma pequena congregação anglicana.

No conflito civil que enfrentaram os ingleses naquela época, Owen fortemente apoiado a causa do exército do Parlamento, contra os defensores dos reis Jacobite.
Ele foi chamado para pregar perante o Parlamento britânico, em várias ocasiões, até o dia após a execução do rei Carlos I. Além disso, Oliver Cromwell acompanhada em muitas de suas campanhas militares, em que ele atuou como capelão do exército parlamentar.
Em 1652 ele foi nomeado vice-reitor da Universidade de Oxford, reitor é a mesma Cromwell. No entanto, ele foi removido desta posição de prestígio quando mais tarde contra Cromwell foi nomeado rei.
Mas sua pretensão real à fama não é o seu papel muito importante na vida política e acadêmica, mas sua contribuição única para a teologia. Não poucos tê-lo para o maior de todos os teólogos Inglês. O número de obras escritas, a profundidade do seu conteúdo, ea amplitude das questões que exerceu o seu intelecto enorme, torná-lo um dos maiores expoentes do protestantismo clássico.

Foi uma exposição calvinista e ainda não foram superados esmagadora da teologia calvinista. Em conta a sua doutrina de governo da Igreja manteve uma posição independente, apesar de seus antepassados ​​e sua educação teológica e espiritual.Ele estava firmemente convencido do sistema congregacional, que cada igreja local tinha de ser independente e governar a si próprio.

Ele morreu um 24 de agosto de 1683, quando o embaraço de casal para os adversários do cristianismo histórico, e honra em dobro para seus defensores, era o dia do Massacre de São Bartolomeu em França, quando 1.572 foram mortos que os dias milhares de huguenotes ou protestantes franceses, e no dia em que, em 1662, dois mil ministros do Evangelho britânicos foram expulsos de suas igrejas, por se recusar a submeter-se o Acto de Uniformidade na religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais