quarta-feira, 11 de maio de 2011

BIOGRAFIA: Henry Parry Liddon

Imagem cedida por: http://anglicanhistory.org/liddon/index.html

Henry Parry Liddon nasceu em Hampshire, Inglaterra, em 1829, e morreu em Londres, em 1890. Km 1870. quando era prebendado da Catedral de Salisbury, ele fez as Conferências Bampton sobre a divin­dade de Cristo. Estas conferências lhe deram a fama como pregador e teólogo. Em 1870, ele se tornou cônego da Catedral de St. Paul. onde sua pregação atraía tamanhas multidões que se tornou necessá­rio mudar o culto da tarde do balcão para a nave. Lá, debaixo da grande cúpula da Catedral de St. Paul, Liddon apresentou a nobre defesa das grandes doutrinas da fé cristã. Nas pregações, ele não se detinha na periferia da revelação cristã, mas no que Chalmers quali­ficou de suas "grandiosas particularidades". Contra o ceticismo cres­cente da época, Liddon tomou posição inflexível pela integridade das Escrituras e pela verdade das doutrinas do Cristianismo.
Quando pregava sobre a ressurreição, ele deixava claro que a doutrina cristã do futuro era a doutrina da ressurreição do corpo e não a mera continuação da existência do espírito após a morte. Quando se referia à Segunda Vinda de Cristo, era uma vinda real e pessoal da qual ele testificava, e não o simples triunfo dos princípi­os da justiça. Concernente a esta doutrina, ele declarou: "Então fe­chemos à chave a porta ocidental desta catedral se Cristo não está voltando em glória". Ninguém pode ler os sermões de Liddon sem deixar de perceber que ele era pregador que autenticamente rece­bia as grandes afirmações da revelação cristã e cria do fundo do coração que os homens são pecadores perdidos, salvos apenas pela fé no Filho eterno de Deus.
Ele se alongava muito nos assuntos que lidam com a vida do homem além do sepulcro. O sermão "Os Primeiros Cinco Minutos
depois da Morte", embora não seja tão doutrinário quanto a maioria dos sermões que pregou, é um tratamento intensamente interessante e impressionante sobre este tema solene.
 FONTE: Livro Grandes Sermões do mundo.de Clarence E. macartney. editora CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais