sexta-feira, 13 de maio de 2011

Capítulo 1: Sua última Chance? - T.D Jakes


Imagem cedida por: http://www.eurweb.com/?p=38715


Capítulo 1:
Sua última chance?

              A colheita se dá em duas etapas. A primeira envolve os cristão, que serão ajuntados para herdar a vida eterna. A segunda, os ímpios, que serão reunidos para serem destruídos. Quem não viver de acordo com a vontade de Deus, desobedecendo às Suas Leis, vai para o inferno. A Bíblia é clara quanto a isso!
              Você pode  achar que estou exagerando e não  se  importar  com o  fim dos  tempos, mas, como  um ministro  do  evangelho  de  Jesus  Cristo,  devo  pregar  a  verdade   quer  o  pecador aceite  ou  não.  A  responsabilidade  do  pregador  diante  de  Deus  e  da  humanidade  é  viver  e pregar a Palavra.

“Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para desviar o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei da tua mão. Mas, quando tu tiveres falado para desviar o ímpio do seu caminho, para que se converta  dele, e ele se não converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua
alma.” Ezequiel 33.8,9

              Como um pregador das boas novas da graça salvadora de Deus, fui chamado para propaga a mensagem da cruz (veja 1 Co 2.1,2) e a virtude da ressurreição (veja Fp 3.10), que se tornou disponível por meio da vida, morte e  ressurreição de  Jesus Cristo. Se um pecador ouvir essa mensagem e recusar-se a arrepender-se, ele, e somente ele, arcará com as consequências. Como ministro da  reconciliação  (veja 2 Co 5.18), devo  falar  a verdade em  amor  (veja Ef 4.15). É a bondade de Deus que leva as pessoas ao arrependimento (veja Rm 2.4), não a Sua irou a ira da humanidade (veja Tg 1.20).
       Sob  a  orientação  e  inspiração  do  Espírito  Santo,  quando  nós, ministros  do  evangelho pregamos da maneira mais sincera e eficaz possível, aquele que ouve nossa pregação prestar contas a Deus pelo que ouviu. Torna-se sua responsabilidade pôr em prática tal mensagem (Tg1.22).

A escolha é sua

            Ao ouvir  a  verdade  e,  ainda  assim,  não  se  submeter e obedecer  à Palavra  de Deus,  ao olhos do Pai, os que assim o fazem não têm desculpa. Como cristão, você deve submeter-se obedecer à verdade ou sofrer as consequências. Assim como o ímpio, você não tem desculpa depois de confrontar-se com a verdade da Palavra de Deus. Você deve agir de acordo com o que passa a conhecer, pois, a quem muito é dado, muito será cobrado (veja Lc 12.48). Os que ouvem a verdade são inescusáveis.
Você não poderá dizer: “Senhor, eu não sabia o que estava fazendo de errado”. Se disser isso,  o  Senhor  responderá:  “Você  se  lembra  daquele  pregador  do  interior  que  pregou  para você um dia, com suor rolando de seu rosto? Ele disse a você que eu estava prestes a fazer o que havia prometido por meio dos profetas há algum tempo. Mas, você ignorou minha Palavra e não deu ouvidos ao meu aviso. Você teve sua chance de arrepender-se e mudar de vida”.

“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura,
diria ele e não faria? Ou falaria e não o confirmaria?” Números 23.19

       Em  outras  palavras,  Deus  não  é  coração mole.  Ele  não  é  movido  pela  lamentação  ou reclamação do homem. Sua Lei é claramente exposta na Bíblia. Cabe a você obedecer-lhe ou não.

O Deus da segunda chance

       O  Pai  celestial  está  sempre  disposto  a  dar  aos  Seus  filhos  rebeldes  a  oportunidade  de voltar-se  a  Ele  completamente,  sem  restrições.  Tudo  o  que  temos  de  fazer  é  confessar-lhe nossos pecados,  tendo a  certeza de que,  se  confessarmos  os nossos pecados,  ele  é  fiel  e  justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 Jo 1.9).

Deus não quer condenar, mas redimir.

“Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.”
Romanos 8.1,2

            O Senhor  está  sempre  disposto  a  perdoar  e  restaurar,  desde  que  sejamos  sinceros  e abramos o coração a Ele. O  rei  Davi,  um  adúltero  e  assassino,  arrependeu-se  de  seus  pecados  e  desfrutou  da bondade e da misericórdia divinas.

“Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia. Pois grande é a tua misericórdia para  comigo;  e  livraste a minha alma do mais profundo da  sepultura. Mas  tu, Senhor,  és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, e sofredor, e grande em benignidade e em verdade.”  Salmo 83.3, 13, 15

       O amor do Pai por nós, Seus  filhos, é  tão grande que Sua mão se mantém estendida até nosso coração decidir render-se a Ele. 

Deus é verdadeiramente o Deus da segunda chance.

       Tudo  de  que  precisei  foi  uma  chance.  Quando  a  Palavra  de  Deus  tocou meu  coração dizendo para eu me afastar do mundo, deixei o pecado o mais rápido que pude. Quando disse adeus  aos meus  amigos,  eles  riram  de mim. Na  verdade,  eles  continuam  a  zombar  de meu ministério, imitando a maneira como louvo a Deus. Isso  não me  perturba,  pois  o mesmo  Espírito  Santo  que  recebi    anos  ainda  é  real  e presente  em minha  vida,  o  que  me  mantém  vivo,  santo,  justo  e  irrepreensível  perante  o Senhor.
     Enquanto meus amigos estão  fumando,  cheirando,  cumprindo pena na  cadeia e vivendo em  pecado,  estou  livre,  louvando  e  adorando  a  Deus.  Estou  desfrutando  da  liberdade,  da alegria e da paz que a vida abundante em Cristo Jesus proporciona. Casei muito bem e tenho filhos servindo ao Senhor, prosperando e proclamando o evangelho.
       Quando Deus abençoa você, Ele abençoa também sua família, seus negócios e seus bens. De acordo com Deuteronômio 28, o Senhor põe você por cabeça, e não por cauda.
       Enquanto seus  ex-amigos  vivem  como miseráveis,  você  pode  ter  alegria,  paz  interior  e vitória sobre os desejos da carne, pois Deus lhe dá isso. Ele é o Deus da segunda chance.

Com ou sem Cristo?

      Muitas  pessoas,  em  função  de  terem  alcançado  inúmeras  conquistas  e  realizações, enganam-se ao crerem que  sua prosperidade  seja exclusivamente  resultado da obra de  suas mãos. Odeio ser um estraga prazer, mas o que digo é verdadeiro.  Se você quiser experimentar o melhor que a vida  tem a oferecer, deve saber que, sem a direção, a orientação e o fortalecimento de Deus, nada poderá fazer.  Para experimentar  o melhor da vida, você precisa de Deus.

       Você pode alegar: “Mas, conheço ímpios que prosperam!” Aos olhos do mundo, talvez eles sejam  prósperos, mas  não  aos  olhos  de  Deus.  Para  o  Senhor,  tudo  o  que  esses  indivíduos obtêm não é nada. Saiba  do  seguinte:  somente  o  que  você  faz  para  Cristo  dura  eternamente.  Você  pode
conquistar ou adquirir muitas coisas aqui na  terra, entretanto, se essas coisas não estiverem de acordo com a vontade de Deus para a sua vida, serão insignificantes. O apóstolo Paulo considerou esterco (Fp 3.8), ou seja, um desperdício, tudo o que ele havia conquistado antes de submeter-se a Cristo.
       O que adianta ganhar o mundo inteiro e perder sua própria alma?
       Jesus disse:
 “Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.” João 15.4,5
        Você precisa do Senhor. Você pode ou não concordar comigo, mas precisa de Deus – mais do que seu cartão de crédito ou de seu pagamento, você precisa ser um com Cristo Jesus!
       Não estou falando de religião ou de assiduidade na  igreja com nome no rol de membros. Estou  falando  de  ter  a  alma  lavada  no  sangue  de  Jesus Cristo, o  Filho  unigênito  de Deus, o único e verdadeiro Deus.

Um argumento fraco

       Muitos não submetem sua vida a Deus usando como pretexto o comportamento hipócrita, condenável e ímpio de certos cristãos que eles conhecem. Contudo, apesar de sua desilusão e
do  fato de  indivíduos que dizem  ser cristãos agirem de maneiras que não glorificam a Deus, ninguém  será  absolvido  da  responsabilidade  individual  que  todos  têm  de  viver  conforme  a Palavra de Deus nos orienta.
       O apóstolo Paulo deixou isso bem claro em sua carta aos cristãos de Roma:

“Porque  do  céu  se manifesta  a  ira  de Deus  sobre  toda  impiedade  e  injustiça  dos  homens  que detêm  a  verdade  em  injustiça;  porquanto  o  que  de Deus  se  pode  conhecer neles  se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.” Romanos 1.18-20

       Os  ímpios  devem  entender  que,  apesar  da  postura  de  alguns  cristãos,  eles  não  têm desculpa: serão julgados por recusar-se a aceitar Cristo como seu Senhor e Salvador e a crer no nome do unigênito Filho de Deus.

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” João 3.17,18
        No dia do Juízo Final, ninguém poderá dizer que não teve conhecimento de Deus e de Sua vontade. Como está escrito na Bíblia:

“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.” Romanos 1.20

       A glória e a majestade de Deus  se manifestam até mesmo na natureza, como o  salmista revela:

“Salmo de Davi para o cantor-mor] Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes.” Salmo 19.1-3

       Ao contemplar as maravilhas de Deus, deveríamos ser levados a considerar Sua grandeza e como nós,  a humanidade, pertencemos  à ordem divina da  criação. Observar o equilíbrio do universo  deveria  estimular-nos  a  inferir  que  ninguém  é  como  Deus.  Sua  própria  existência exige que o adoremos enquanto vivemos neste mundo.  Ninguém é como Deus; Sua própria existência exige que O adoremos.

       O  humanismo  não  é  mais  do  que  uma  tentativa  do  homem  de  igualar-se  a  Deus. Entretanto, apenas o ímpio é tolo o suficiente para crer que isso é possível ou o certo a fazer.
       O  apóstolo  Paulo  descreve  as  pessoas  que  dizem  ser  religiosas, mas  que  se  recusam  a adorar a Deus:

“Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.” Romanos 1.21,22

Se não agora, então quando?
      
 Não seria terrível descobrir que houve certa vez uma grande colheita e que você, por sua ignorância e desobediência, não participou dela?
       Nada  causa mais  arrependimento  do  que  saber  que  algo maravilhoso  aconteceu  e  que você sequer ouviu dizer. “Mas eu estava prestes a entregar minha vida a Deus...”.
       Você  pode  até mesmo  ter  dito  aos  amigos  e  parentes:  “Eu  estava  pensando  em  aceitar Jesus...” E talvez eles tenham respondido: “Você brincou com Deus, pois esperou até o último
minuto para aceitá-lo! Agora, você se encontra perdido e sem ele.” “Eu ainda estava pesando a questão,  pois  tinha  algumas  pendências  a  resolver  e  uns  prazeres  a  experimentar”,  você sustentava. Hoje, com grande pesar, você se  lamenta: “Não sei por que não aceitei  Jesus antes. Tive várias oportunidades... Eu sabia que devia... Na verdade, quase o aceitei, mas achei que ainda não era a hora, e deixei para depois...”.
       Você titubeou e perdeu a colheita. Jeremias declarou: Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos (Jr 8.20). 
      Seja  você  homem,  mulher  ou  criança,  não  perca  a  colheita!  Você  pode  não  ter  uma segunda chance. Aceite Jesus como Senhor e Salvador antes que seja tarde. 

Não fique de fora da colheita!

FONTE: Trecho extraído do livro:  A Colheita. Autor T.D Jakes  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais