terça-feira, 5 de julho de 2011

O Dia da decisão: Jesus, chamado o Cristo e Barrabás. Quem você escolhe? - Daniel Werneck



(Marcos 15:7) - E havia um chamado Barrabás, que, preso com outros amotinadores, tinha num motim cometido uma morte.


BARRABAS = palavra aramaica que quer dizer Bar +abbas, “filho do pai”
Seu nome é citado dez vezes no novo testamento. Ele aparece no livro de Marcos estando preso por causa de um motim (rebelião), junto com um assassinato. A bíblia não dá muita informação a respeito desse personagem, mas as pistas que temos podem tirar algumas conclusões.
Ele era uma pessoa conhecida:
(Mateus 27:16) - E tinham então um preso bem conhecido, chamado Barrabás.
Era salteador (Bandido):
(João 18:40) - Então todos tornaram a clamar, dizendo: Este não, mas Barrabás. E Barrabás era um salteador.
Foi chamado de homicida pelos apóstolos:
(Atos 3:14) - Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.
Segundo alguns historiadores, seu nome conhecido na bíblia seria um SOBRENOME. Ele foi um líder revolucionário há seu tempo.
Era membro dos sicários, grupo guerrilheiro que queria a liberdade dos Judeus frente aos romanos expulsando-os através da ‘espada.  Alguns acreditam que ele era um homem natural da cidade de Jope e tinha como profissão ser remador de botes.
Devido à falta do pagamento dos impostos, que eram muito altos, as autoridades romanas lhe tomavam o seu bote para pagar impostos atrasados, lhe tirando a ferramenta de sustento, o que fez que ele se tornasse um revoltado com o confisco de seus bens, e entre eles o bote. Era dotado de muita coragem, força e espírito de iniciativa, mas era muito ignorante e falador.
Com os prejuízos que sofrera, acabou se tornando um salteador das estradas e seu ofício ganhou fama e alguns seguidores, e com isso acabou formando um pelotão de marginais do qual se tornou o chefe. Gerava muito medo por onde andava, pois roubavam todos os pertences de quem quer que seja. Chegou a vir às escondidas para a cidade de Jerusalém onde trabalhava escondidamente na parte de baixo de Jerusalém no vale do Kidron. 
Conta-se que queria várias vezes se encontrar com Jesus por ouvir a fama deste e torná-lo um revolucionário junto com ele pelas armas.
Ele pregava a violência e o ódio contra os Romanos. Ao contrário de Jesus, o messias que pregava a paz e o amor de uns para com os outros.
Alguns eruditos dizem (a que não podemos confirmar) que o primeiro nome de Barrabás poderia ser Jesus também (que naquela época era comum muitos Judeus terem nomes parecidos).
Jesus morreu no lugar de Barrabás. Ele era o oposto de Jesus. Que mal ele fez? Perguntou Pilatos:
(Marcos 15:14) - Mas Pilatos lhes disse: Mas que mal fez? E eles cada vez clamavam mais: Crucifica-o.
O nome Jesus significa YAWEH salva. e Foi pra isso que ele teria que ser crucificado no lugar de Barrabás, Pra morrer por meus pecados e também pelos de Barrabás. Barrabás tinha uma morte certa, mas Jesus precisava cumprir sua missão, e ele foi crucificado no lugar de Barrabás. E como se Deus tivesse dando uma segunda chance pra ele, para que através da morte e ressureição de cristo, Barrabás o viesse a aceita-lo como Senhor e Salvador.  Mas tanto a história como a bíblia silenciaram após a soltura de Barrabás... Seu destino foi incerto, e seu final provavelmente trágico. Um dos maiores motivos pelo qual entregaram Jesus não foi por ele ter feito algo de Errado, como perguntou Pilatos dizendo:- que mal ele fez? Mas por um motivo que estavam em seus corações como lemos:
(Marcos 15:10) - Porque ele bem sabia que por inveja os principais dos sacerdotes o tinham entregado.  
A palavra inveja significa: Sentimento decorrente ou ressentido devido ao sucesso, ás vantagens ou superioridade de outra pessoa. Os sacerdotes tiveram inveja de Jesus! Por isso clamavam bem alto para saltar Barrabás.
Amigos, penso que naquele dia que Barrabás foi solto, ele estava representando eu e você. Ele foi solto para que OUTRO morresse em seu lugar.  E essa pessoa foi JESUS. JESUS morreu no lugar de Barrabás. Como você se sentiria se você tivesse cometido um crime e soube-se que teria que paga-lo com sua própria vida, mas que uma pessoa que NUNCA cometeu crime algum iria pagar em seu lugar? Doeria sua consciência?  O que você faria? Barrabás teve uma segunda Chance, mas nem a bíblia nem os historiadores chegaram a uma conclusão sobre o seu destino...
            Deus nos deu uma segunda chance de nos reconciliarmos com ele mesmo através de Jesus! Quem você quer para tua vida? Jesus, chamado o cristo ou Barrabás (simbolizando o mundo com seus deleites)? A escolha é tua!

Deus te abençoe!

Daniel Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais