quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A inveja destroí e desgraça qualquer ministério - Daniel Werneck

Imagem cedida por: http://ovelhadejave.blogspot.com/2011/04/inveja-de-pastor.html

Para mim existe uma doença que tem matado muitas pessoas espiritualmente mais doque qualquer outra que venha a afetar seu estado físico. Essa doença eu chamo de inveja. ela tanto mexe com o seu pisicológico, como seu estado emocional e tambem seu sistema nervoso (caso você se vê em uma situação confrontadora com isso e chegue a entrar em choque com pessoas com essa natureza.

Segundo alguns dicionários, a palavra inveja tem por definição: Sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem: ter inveja de alguém.
Veja que a mesma tem por definição um tipo de comcuspicência que atua na vida do indivíduo em prol de prejudicar o outro. As vezes nos temos esse tipo de sentimento guardado em nós e o manifestamos sem o saber que estas se utilizando de inveja. Certa feita o apóstolo paulo disse:

NÃO NOS DEIXEMOS POSSUIR DE VANGLÓRIA, PROVOCANDO UNS AOS OUTROS, TENDO INVEJA UNS AOS OUTROS" (Gál. 5: 26) 

Além desse sentimento trazer prejuízos na vida diária, sinto importante falar que o maior prejuízo pode acontecer dentro de uma igreja. Muitos ministérios, trabalhos e relacionamentos foram desfeitos por causa desse pecado que destroi muitas pessoas. Separa também até os melhores amigos. a inveja tem um tronco mas possui vários caules, como de uma árvore. E a cobiça pode esta até no topo dessa árvore. 

A cobiça de ter o espaço que o outro tem, a graça que o outro tem, os bens que o outro tem, e esquecem até oque a bíblia nos fala no velho testamento sobre isso. Em Gênesis caítulo 20 e versículo 17 disse:

"Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo". 

Isso não se aplica em nossos dias a isso apenas mais uma variedade de coisas.  Salomão foi longe ao dizer:

Então, vi que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja do homem contra o seu próximo. Também isto é vaidade e correr atrás do vento. Eclesiastes 4.4

Os prejuízos que ocorrem no meio cristão são quase irreparáveis se nada for feito. e uma coisa que noto, que com a experiência que tenho que muitos de nós não estamos vigiando e que muitos terminam perdendo o sentimento de humildade ganho no seu primeiro amor, e com o tempo cronológico de cristão dentro da igreja ao invés dele crescer na graça e na humildade, muitos crescem no conhecimento (teológico), no orgulho e soberba. é uma realidade.

Certa feita passei por algumas tribulações em minha vida, e pedi ao Senhor pra me sondar.... durante esse tempo de lutas e provas que passei ví tantas coisas dentro de mim que precisavam ser mudadas. sentimentos, desejos cobiças que eu nunca achava que as tinha. Mas elas estavam ali no fundo bem guardadas. Pedi misericordia ao Senhor e sempre preciso esta me policiando (como todo mundo deveria estar) pois as vezes velhas manias e hábitos da velha natureza querem predominar em nós. 

Outro agravante que percebo em nosso meio que devemos ter muito cuidado e ensinar aos novos convertidos (vai fazer 14 anos que entreguei minha vida pra Jesus em Fevereiro de 2012 ) pra não cair na soberba do diabo. Vejo muitos jovens recebendo muita graça de Deus, dons, poder mais sem raiz firme, sem estrutura e com isso deixa o orgulho e o achismo subir a cabeça querendo até dizer por onde a liderança tem que andar, e fazer "acontecer..." tudo isso esta ligado ao orgulho, que tambem é um dos frutos que a inveja gera. 

O Irmão Laurindo Neto (ver o site www.laurindoneto.blogspot.com) falou uma verdade quando em suas colocações disse:

"A inveja trás consigo barreiras terríveis. Torna impossível alegrar-se com o sucesso do nosso colega, incentivá-lo em seus projetos e nas suas conquistas pessoais e ministeriais. Basta alguém fazer algo um pouquinho diferente ou sair da mediocridade e ir mais além do que o comum e este já atrai para si olhares invejosos. Se alguém tem um vigor espiritual maior, a primeira atitude é rotular de pentecostal. Se alguém tem uma postura teológica mais firme, o costume é classificar de neopuritano. E o único modo de um invejoso fazer alguma coisa é tentar ridicularizar, zombar de alguma maneira, se apegar em algum detalhe bobo para tentar desmerecer todo o trabalho que nosso colega fez".

Amigo, se você tem agido assim com alguem, tenha muito cuidado visto que o proprio salomão nos advertiu dizendo  o seguinte: 

Proverbios 18:19 O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio.   

Se alguem foi machucado por você por causa disso, saiba de uma coisa. é mais fácil você conquistar uma cidade inteira do que reconquistar sua amizade. Isso problemas também oriundos da inveja.

Quero encerrar essa reflexão não apontando a vida de ninguem mas que você reflita apartir de você mesmo. Veja se há um sentimento de inveja dentro do seu coração, examine-se pois como já dizia John Owen: Queres te exercitar na santidade? gaste tempo estudando a tua própia natureza.

Deus te abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais