domingo, 11 de dezembro de 2011

BIOGRAFIA: Tito Coan e suas obras de avivamento!

Imagem cedida por: http://www.christianity.com/


Não importa que o pai tivesse proibido. Pai estava longe. Nove anos de idade Tito ia trenó com um amigo em um lago congelado. Para fora no gelo, ele passou zunindo. Ele quebrou. Tito não conseguiu encontrar o fundo e subiu para a superfície, gritando por socorro. Seu amigo estava com muito medo de tentar um resgate. Toda vez que Tito agarrou a borda do gelo, um outro pedaço quebrou sob seu peso. Parecia que ele deve morrer. Mas finalmente ele encontrou uma mancha resistente e sua parceira chegaram perto o suficiente para dar-lhe uma mão. Milhares de pessoas, incluindo o próprio Titus, teriam perecido eternamente se ele tivesse se afogado naquele dia.

Dezoito anos depois de seu acidente de gelo, Titus foi convertido no movimento religioso conhecido como o Segundo Grande Despertar. Alguns anos mais tarde, ele viajou para o Havaí como um missionário, levando o espírito de avivamento com ele.

Tão logo sua língua ordenou a língua, ele declarou sua intenção de visitar cada uma das 16.000 pessoas em Hilo Island. Determinado a realizar trabalho de acompanhamento de som e rezar de forma inteligente, ele fez anotações sistemáticas em cada pessoa que ele conheceu. Em excursões futuro, ele iria verificar-se em cada pessoa e atualizar suas notas.

Qualquer chefe ala em uma cidade poderia fazer o mesmo. Mas nenhuma saliência ala tem o poder de Deus para transformar vidas. Onde quer que Tito foi, homens e mulheres caiu sob convicção. Os sinais clássicos de revival seguido. Povo clamou por misericórdia. Ofegante para ouvir mais de Deus, eles correram de reunião para reunião. Eles estudaram a palavra até tarde da noite e depois levantou-se cedo no dia seguinte para buscar a Deus de novo. Serviços de oração durou horas. Amigos levaram os cegos e os coxos realizado à igreja para que não perca a oportunidade de salvação. Endurecido rogues dobrado seus corações a Cristo. Centenas e milhares passaram de atos perversos.

No período de dois anos 1837-1838, converte tantos foram acrescentados à igreja de Tito que se tornou a maior congregação única no mundo. Em 1870 tinha 13.000 membros. Ninguém foi admitida como membro até que ele ou ela provou ao longo de um período de vários meses que seu arrependimento era sincero. A seleção dos notebooks confiável contou a história.

Coan sempre a esperança de "morrer no campo com armadura, com armas brilhantes." Esse desejo foi concedido. Ele sofreu um derrame no meio de um revival. Neste dia, 1 de dezembro de 1882, ele morreu louvando a Deus. Ele tinha visto a 70% do turno Hilo da população para Jesus.

outro resumo de obras da sua vida

No ano de 1835, Tito Coan desembarcara no cinturão de praias das ilhas Hawaii. Em sua primeira excursão, multidões se juntaram a fim de ouvi-lo. Apertavam-no de tal maneira que quase não lhe sobrava tempo para comer. De certa feita pregou três vezes, antes de ter oportunidade de tomar sua refeição matinal. Sentia ele que Deus estava operando extraordinariamente.

Em 1837 irromperam as chamas antes adormecidas. Sua audiência passou a ser quase que a população inteira. Estava ministrando para quinze mil pessoas. Incapaz de atender a todas, elas vinham até ele, e resolveram participar de uma reunião de acampamento pelo período de dois anos. Não houve momento - de dia ou de noite - em que não se congregasse uma audiência de duas mil a seis mil pessoas, ao toque de um sino.

Houve tremor, choro, soluços e gritos em alta voz, pedindo misericórdia, algumas vezes elevando-se de tal modo que o pregador nem podia ser ouvido; e em centenas de casos os seus ouvintes caíam em estado de desfalecimento. Alguns clamavam: "A espada de dois gumes me está cortando em pedaços."

O ímpio zombador, que viera divertir-se, caiu no chão como um cão, e bradou: "Deus me feriu!" Noutra oportunidade, pregando em campo aberto para dois mil ouvintes, um homem clamou: "Que devo fazer para que seja salvo?" e orou a exemplo do publicano, e a congregação inteira se pôs a implorar misericórdia. Durante meia hora o sr. Coan não pôde dirigir a palavra, mas foi obrigado a ficar calado, observando a operação de Deus.

Contendas foram solucionadas, bêbedos foram recuperados, adúlteros se converteram, e homicidas se declararam tais e foram perdoados. Ladrões devolveram as propriedades que haviam furtado. E pecados de vidas inteiras foram descontinuados.

Em um ano, cinco mil duzentas e quarenta e quatro pessoas se uniram à igreja. Em um único domingo houve mil e setecentos e cinco batismos. E duas mil e quatrocentas se assentaram à mesa do Senhor, antes pecadores dos mais negros, mas agora transformados em santos de Deus. E quando o sr. Coan partiu, ele mesmo acolherae batizara a onze mil novecentas e sessenta pessoas. 

FONTE: "Coan, Tito." Biografias Virtual americana. http://www.famousamericans.net/tituscoan/
Johnston, Julia H. Cinqüenta heróis Missionário cada menino e menina deveria saber. London: SW Partridge, 1899. Fonte da imagem. e Extraído do livro Paixão Pelas Almas, de Oswald Smith (cap.1 - O Derramamento do Espírito), e www.christianity.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais