segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O poder que a tentação tem de obscurecer a nossa mente – John Owen (1616-1683)

Imagem cedida por: http://murilocmg.blogspot.com/2010/05/frases-para-refletir.html


A bebida afeta o entendimento do homem (Os.4:11). A tentação afeta o entendimento da mesma maneira. O deus deste mundo cega as mentes daqueles que não crêem no evangelho para que não vejam a glória de Cristo (2 Cor. 4:4). De um modo muito semelhante, cada tentação tira a clareza do entendimento e do juízo. A tentação exerce seu poder de muitas maneiras, entretanto consideraremos apenas três daquelas, aquelas que são as mais comuns:

a) A tentação pode dominar a imaginação e os pensamentos de tal maneira que a pessoa não pode pensar em outra coisa

Se uma pessoa é tentada, existem várias considerações que lhe poderiam trazer alívio, porém a tentação é tão forte que domina sua mente e sua imaginação. Ela é incapaz de se concentrar nas coisas que a libertaria. E como uma pessoa dominada por um problema. Há muitas maneiras de elaborar uma solução para o problema mas ela está tão preocupada com o problema que está cega para as possíveis soluções.

b)      A tentação pode usar os desejos e as emoções de um homem para turvar sua mente, impedindo-o de pensar claramente

Sempre que uma pessoa permite que seus desejos e suas emoções controlem o seu entendimento, ela deixará de pensar com clareza. Muitas vezes a tentação cativará de tal maneira seus desejos e suas emoções, que ela não mais será capaz de controlar sua razão. Antes de um homem entrar numa tentação em particular, é possível perceber que certo curso de ação está errado. No entanto, quando a tentação chega e atua nos seus desejos e nas suas emoções, ele já não mais pensa claramente. Logo estará pensando em maneiras de justificar ou desculpar suas ações pecaminosas.

c)      A tentação inflamará os desejos maus do coração de um homem, de maneira tal que eles controlarão a sua mente

Desejos pecaminosos são como o fogo. A tentação é o combustível que o incendiará de modo que fuja ao seu controle. A razão humana frequentemente o persuadirá a refrear os seus desejos pecaminosos, lembrando-o das consequências do que ele quer fazer. Se o fogo da tentação agir nos desejos pecaminosos, a razão não mais terá a capacidade de se precaver contra eles. Ninguém conhece a violência e o poder do desejo pecaminoso até que esse desejo se defronte com uma tentação adequada para ele. Até mesmo os melhores homens ficarão surpresos e assombrados com o poder de um desejo pecaminoso quando se depara com uma tentação adequada. Pense tão-somente como o medo de Pedro o levou tão depressa a negar o Seu Senhor. Você ousaria se considerar mais forte que ele quando enfrenta um inimigo tão poderoso?

FONTE: www.josemarbessa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais