quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ANO 177 D.C: Em Lyons a multidão rugiu por Sangue

Imagem cedida por: http://imperioroma.blogspot.com/2010/07/galia-ocupada-pelos-romanos.html


A multidão no anfiteatro rugiu. Este dia, 01 de agosto, 177 foi um feriado para celebrar a grandeza de Roma . Para o entretenimento, o povo de Lyons estavam desfrutando assistindo a tortura de membros de uma seita vil chamados de cristãos.

O governador da Gália era esperado para mostrar seu patriotismo patrocinando o lazer para toda a cidade. Era caro para contratar gladiadores, boxeadores e lutadores. Seria muito mais barato para torturar os cristãos para o entretenimento de férias!

O cristianismo tinha chegado a Lyon cerca de 25 anos antes, quando Policarpo de Esmirna (Turquia moderna) enviou Pothinus como missionário para a Gália (atual França). Através do trabalho diligente, Pothinus estabeleceram grupos de igreja em Lyons e em Viena. Como os grupos cresceram, resistência espiritual montado, e então a perseguição dos cristãos começou. Eles foram afastados de empresas e casas. Mobs batida, apedrejado e roubado deles. Apesar de o destino que enfrentaram, quando os crentes foram detidos pelas autoridades da cidade confessavam corajosamente sua fidelidade a Cristo.


Em 177, alguns cristãos foram presos para aguardar a chegada do governador à região. Seus servos descrentes também foram apreendidos. Sob ameaça, eles inventaram mentiras sobre os cristãos dizendo que eles praticavam o canibalismo e incesto. Essas acusações enfurecido as autoridades e deu-lhes uma desculpa para punir os cristãos.

Os cristãos foram confinados na parte mais escura e mais desagradável da prisão onde muitos deles morreram sufocados. Pothinus, o bispo de 92 anos, de Lyon, morreu em sua cela, após tortura. Sua cela era  do tamanho de uma moderna máquina de lavar louça elétrica.

Os torturadores colocado alguns cristãos em ações; eles colocaram outros em uma grade de ferro quente vermelho. Após a tortura, eles levaram alguns dos cristãos ao anfiteatro para animais selvagens para devorar enquanto a multidão observava. Entre esse grupo foi a menina escrava Blandina, que já tinha resistido a torturas e crueldades inimagináveis. Ela foi suspenso em uma estaca e exposta às feras. Porque ela parecia estar pendurado em uma cruz, ela inspirou a outros cristãos. Quando olhei para ela eram lembrados de que Cristo foi crucificado por eles e que todos que sofreram para a glória de Cristo iria desfrutar comunhão eterna com ele.

No meio da sua dor e sofrimento Blandina gritou: "Eu sou um cristão e não há nada que faça por nós." Embora a multidão detestava os cristãos, eles tiveram que admitir que eles nunca tinham visto uma mulher suportar tantas torturas terríveis. Ela morreu comparando sua morte ao casamento desde que ela estava indo para seu noivo, Cristo.

Sanctus, um diácono de Vienne também se manteve firme em sua fé, mesmo quando vermelha pratos quentes foram presos às partes mais terno de seu corpo. Ele foi um exemplo para as outras vítimas, mostrando que "nada é temível onde está o amor do Pai é, e nada é doloroso onde há a glória de Cristo." Com essa esperança, exortou os cristãos e incentivou mutuamente na fé até o fim.

Seus algozes seus corpos expostos durante seis dias, e depois queimaram-nos às cinzas e jogados no rio Rhone. Eles jogaram os corpos daqueles que sufocado na prisão para os cães e guardas estacionados para evitar outros cristãos de enterrá-los. Ao fazer isso, os pagãos esperava para destruir qualquer esperança de ressurreição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais