sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Do evangelho de Marcos - Eusébio de Cesaréia

Imagem cedida por: http://diegotales.blogspot.com


O livro História eclesiastica de Eusébio de Cesaréia narra, de forma cronológica grandes fatos e acontecimentos que marcaram o Cristianismo. e acerca do evangelho de são Marcos, ele diz o seguinte na página 41: 

Assim foi que, por habitar entre eles a doutrina divina, o poder de Simão se extinguiu e foi reduzido a nada, junto com ele mesmo. Em troca, o resplendor da religião brilhou de tal maneira sobre as mentes dos ouvintes de Pedro, que não ficavam satisfeitos apenas ouvindo-o uma vez, nem com o ensinamento não escrito da pregação divina, mas com todo tipo de pedidos importunavam Marcos - de quem se diz que é o Evangelho e que era companheiro de Pedro - para que lhes deixasse também um memorial escrito da doutrina que de viva voz lhes era transmitida, e não o deixaram em paz até que o homem o tivesse terminado, e desta forma tornaram-se a causa do texto chamado Evangelho de Marcos.

E dizem que o apóstolo, quando por revelação do Espírito soube o que tinha sido feito, alegrou-se pela boa vontade daquela gente e aprovou o escrito para ser lido nas igrejas. Clemente cita o fato no livro VI de suas Hypotyposeis, e o bispo de Hierápolis chamado Papias apóia-o tam­bém com seu testemunho. Marcos é mencionado por Pedro em sua pri­meira carta; dizem que esta foi escrita em Roma mesmo, e que isto se dá a entender ao chamar a cidade, metaforicamente, de Babilônia, com estas palavras: Saúda-vos aquela que está em Babilônia, eleita convosco, e meu filho Marcos.

Este foi um breve relato ao qual se atribui a autoria do evangelho de são Marcos cujo o teor e o conteúdo apostólico foi transmitido Por são Pedro. 

Daniel werneck

FONTE: Extraído do livro: história Eclesiástica Por Eusébio de Cesaréia, da editora novo século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais