segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Deus, o Pai, agente de nossa salvação - John Owen

Imagem cedida por: http://charquinho.blogs.sapo.pt/1293753.html

De que maneira  foi Deus, o Pai, o agente de nossa salvação? Minha  resposta para essa  pergunta é a seguinte: por duas maneiras,  isto é,  foi Deus, o Pai, que enviou o Filho para morrer,  e  foi  o Pai que puniu Cristo por  causa dos nossos pecados. Podemos examinar estas duas coisas em maiores detalhes.  

1.   É  claro,  a  partir  de  muitos  versículos  bíblicos,  que  o  Pai  enviou  o  Filho  ao mundo.  Por  exemplo:  "vindo  a  plenitude  dos  tempos,  Deus  enviou  Seu  filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei,  afim de recebermos a adoção de filhos." (Gálatas 4:4-5). O fato de enviar o Filho envolveu Deus, o Pai, em três coisas:  


i. houve o propósito original que sempre estivera em Sua mente (I Pedro 1:20);  

ii. houve o Seu ato de dar ao Filho todas as habilidades que Ele necessitava, a fim de fazer a obra para a qual fora enviado (João 3:34-35) 

  iii. houve o Seu ato de prometer a Seu Filho toda a ajuda necessária quanto ao sucesso na obra (Atos 4: 10-11).  

2.   É claro, a partir de muitos versículos bíblicos, que o Pai puniu Jesus Cristo por causa dos nossos pecados. Por exemplo: "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." (II Coríntios 5:21). Pode-se dizer que Cristo sofreu e morreu em nosso  lugar. Sendo assim, não seria estranha a  idéia de que Cristo deveria sofrer em  lugar daqueles que também irão sofrer por causa dos seus próprios pecados?  

Colocamos o assunto da seguinte maneira: Cristo sofreu...  

...pelos pecados de todos os homens, ou...  
...pelos pecados de alguns homens, ou...  
...por alguns dos pecados de todos os homens.  

Se  a  última  afirmativa  é  verdadeira,  então  todos  os  homens  ainda  têm  alguns pecados, e, portanto, ninguém pode ser redimido.  


Se  a  primeira  afirmativa  é  verdadeira,  então  porque  não  estão  todos  os  homens livres do pecado? Você poderá dizer: "Por causa da incredulidade deles. "Mas eu pergunto: 

"A incredulidade é um pecado?" Se não é, por que todos os homens são punidos por causa dela?  Se  é  um  pecado,  então  deve  estar  incluída  entre  os  pecados  pelos  quais  Cristo morreu. Portanto, a primeira afirmativa não pode ser verdadeira!  

Assim, é claro que a única possibilidade restante é que Cristo levou sobre Si todos os pecados de alguns homens, os eleitos, somente. Creio que este é o ensino da Bíblia.  

FONTE:  Extraído do livro "POR QUEM CRISTO MORREU?" 
Uma versão simplificada e condensada do clássico: "A Morte da Morte na Morte de Cristo", pelo Dr. John Owen, 1616-1683. Editora PES. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais