sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dos sinais que precederam a guerra (antes da queda de Jerusalém no ano 70.D.C)


Imagem cedida por: http://imperioroma.blogspot.com

A paz do Senhor. Resolvia colocar esta postagem extraída o livro de história Eclesiástica cuja a autoria e de um grande e renomado historiador da igreja primitiva chamado Eusébio de Cesareia onde reforça o meu pensamento que antes de Deus fazer alguma coisa, principalmente algum JUÍZO de sua parte, ele avisa antes oque vai fazer. e isso aconteceu com os judeus que perseguiram e mataram Jesus, perseguiram a igreja e se rebelaram contra os romanos, o que veio a acontecer a invasão da cidade de jerusalém pelas legiões Romanas e consequentemente a destruição do templo Judaico. veja abaixo alguns eventos "estranhos" que aconteceram antes da destruição da cidade onde entendo que foram sinais da parte de Deus.

1. Toma pois, e lê o que apresenta no livro VI de suas Histórias com estas palavras:

"Naquele tempo os impostores e os que levantavam tais calúnias contra Deus pervertiam o povo miserável, de forma que nem percebiam nem davam crédito a tais prodígios bem claros que anunciavam de antemão a iminente desolação; antes, como se aturdidos por um raio e como se não tivessem olhos nem alma, faziam ouvidos surdos às mensagens de Deus".

2.         Estas foram: um astro que se deteve sobre a cidade, semelhante a uma espada de dois gumes, e um cometa que durou todo um ano. Outra vez foi quando, antes da insurreição e dos distúrbios que levaram à guerra, estando o povo reunido para celebrar a festa dos ázimos, no oitavo dia do mês de Jantico, à nona hora da noite, brilhou sobre o altar e o templo uma luz tão grande que poder-se-ia pensar que era dia, e isto durou uma meia hora. Aos ignorantes poderia parecer um bom sinal, mas os escribas interpretaram-no corretamente antes que os fatos ocorressem.

3.    E na mesma festa, uma vaca que o sumo sacerdote conduzia ao sacrifício pariu um cordeiro no meio do templo.

4.    E a porta oriental do interior, que era de bronze e muito pesada, e que havia sido fechada ao anoitecer com dificuldade por vinte homens que a trancaram solidamente com ferrolhos presos com ferro, além de ter gonzos profundos, abriu-se sozinha à sexta hora da noite.

5.         E passada a festa, não muito depois, no vigésimo primeiro dia de Artemisio, apareceu um fantasma demoníaco de tamanho incrível. E o que se passará a dizer poderia parecer mentira se não tivesse sido contado pelos mesmos que o viram e se os sofrimentos que se seguiram não fossem dignos destes sinais. De fato, antes do pôr-do-sol, apareceram pelo ar em redor de toda a região carros e falanges armadas que se lançavam através das nuvens e rodeavam as cidades.

6.    E na festa chamada Pentecostes, à noite, entrando os sacerdotes no templo, como de costume, para exercer suas funções, dizem que primeiramente perceberam movimento e ruído de golpes, e logo um grito em uníssono: Saiamos daqui!

7.         E o que é mais terrível: um homem chamado Jesus, filho de Ananías, homem simples, camponês, quatro anos antes da guerra, quando a cidade desfru­tava da maior paz e do máximo esplendor, veio à festa, pois era costume que todos erigissem tendas em honra a Deus, e de repente começou a gritar pelo templo: Voz do oriente! Voz do ocidente! Voz dos quatro ven­tos! Voz sobre Jerusalém e sobre o templo! Voz dos recém-casados e casadas! Voz sobre todo o povo! Dia e noite gritava isto por todas as vielas.

8.    Mas alguns cidadãos notáveis, irritados pelo mau agouro, prenderam o homem e maltrataram-no, enchendo-o de feridas. Mas ele, que não falava em proveito próprio nem por conta própria, continuava gritando aos presen­tes o mesmo que antes.

9.    Pensando então os chefes que a agitação daquele homem era algo demoníaco, conduziram-no ante o procurador romano. Ali, dilacerado com açoites até os ossos, não suplicou nem derramou uma lágrima, mas, tornando sua voz tão chorosa quanto possível, a cada ferida respondia: Ai, ai de Jerusalém!"

10.Comenta o mesmo Josefo outro fato mais extraordinário. Diz que nas escrituras sagradas encontrou-se um oráculo com este conteúdo: que naquele tempo alguém saído de seu país regeria o mundo. O próprio Josefo concluiu que o oráculo tinha sido cumprido em Vespasiano.

11.Mas este não governou a todo o mundo, mas somente à parte submetida aos romanos. Seria pois mais justo referi-lo a Cristo, a quem o Pai havia dito: Pede-me e te darei nações como herança e os confins da terra como tua possessão. Pois bem, por este mesmo tempo chegara a toda a terra a voz dos santos apóstolos e aos confins do mundo suas palavras.


Muito interessante não? e o mesmo Deus tem nos dados muitos sinais quanto aos seus juízos que serão derramados no mundo todo! qual a palavra de hoje? arrependimento!

Daniel Werneck

FONTE:  Extraído do livro História eclesiástica de Eusébio de Cesaréia. 

Do evangelho de Marcos - Eusébio de Cesaréia

Imagem cedida por: http://diegotales.blogspot.com


O livro História eclesiastica de Eusébio de Cesaréia narra, de forma cronológica grandes fatos e acontecimentos que marcaram o Cristianismo. e acerca do evangelho de são Marcos, ele diz o seguinte na página 41: 

Assim foi que, por habitar entre eles a doutrina divina, o poder de Simão se extinguiu e foi reduzido a nada, junto com ele mesmo. Em troca, o resplendor da religião brilhou de tal maneira sobre as mentes dos ouvintes de Pedro, que não ficavam satisfeitos apenas ouvindo-o uma vez, nem com o ensinamento não escrito da pregação divina, mas com todo tipo de pedidos importunavam Marcos - de quem se diz que é o Evangelho e que era companheiro de Pedro - para que lhes deixasse também um memorial escrito da doutrina que de viva voz lhes era transmitida, e não o deixaram em paz até que o homem o tivesse terminado, e desta forma tornaram-se a causa do texto chamado Evangelho de Marcos.

E dizem que o apóstolo, quando por revelação do Espírito soube o que tinha sido feito, alegrou-se pela boa vontade daquela gente e aprovou o escrito para ser lido nas igrejas. Clemente cita o fato no livro VI de suas Hypotyposeis, e o bispo de Hierápolis chamado Papias apóia-o tam­bém com seu testemunho. Marcos é mencionado por Pedro em sua pri­meira carta; dizem que esta foi escrita em Roma mesmo, e que isto se dá a entender ao chamar a cidade, metaforicamente, de Babilônia, com estas palavras: Saúda-vos aquela que está em Babilônia, eleita convosco, e meu filho Marcos.

Este foi um breve relato ao qual se atribui a autoria do evangelho de são Marcos cujo o teor e o conteúdo apostólico foi transmitido Por são Pedro. 

Daniel werneck

FONTE: Extraído do livro: história Eclesiástica Por Eusébio de Cesaréia, da editora novo século.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Blasfêmia, heresias e falta de respeito com a bíblia: O Superpop se superou desta vez!

Imagem cedida por: http://www.youtube.com/watch?v=2IS1e9SUtwM

A paz do Senhor para todos!
Amados leitores, venho mais uma vez externar minha indignação (onde já devíamos estar preparados pra este tipo de coisa)  diante de programas, filmes e vídeos que tem passado no meio secular onde nunca ví tamanha banalização e falta de respeito com as coisas sagradas. É bem verdade que a palavra de deus já nos alertou quanto a isso pelo apóstolo Paulo que no fim dos dias seriam tempos trabalhosos....

E oque mais me deixa indignado é o quanto isto esta sendo explorado por alguns programas de TV de forma explícita onde, não encontro motivo mais algum para ficar sentado em frente a televisão por cerca de 10 minutos pra ver nenhum tipo de programação tamanho são os abusos e excessos cometidos. 

Existe um programa na Rede TV chamado de Superpop, apresentado pela apresentadora e Atriz Luciana Gimenez que dia após dia tem se superado em sua programação em denigrir a palavra de Deus, expor pastores ao ridículo e disseminar modas e práticas sociais anti bíblicas impondo sua maneira de pensar e achar determinados padrões de conduta a toda a sociedade brasileira.

Dessa última vez, foi exibido no mês passado em seu programa, algo que pra mim ela conseguiu junto com a emissora, se superar em tudo que ja ví até hoje! Pra Início de história, durante a programçaão, já basta ela ter dado audiência a um falso Cristo Chamado INRI CRISTO, que se diz ser o Jesus que foi crucificado a dois mil anos atras, e todos nós sabemos que se trata de um CHARLATÃO, e continuo pensando que nosso país esta trocando assuntos sérios por FUTILIDADES, a apresentadora que ao longo da audiência do programa usou e abusou de passagens da bíblia junto com os convidados de maneira distorcida ainda permite que uma FANKEIRA finja que se arrependeu de seus pecados e vêm pedir perdão a ENRI CRISTO. Ele ainda faz uma oração ao vivo e os personagens do programa e a plateia se diverte com tudo isso!

Depois de passado esse acontecido, a FANKEIRA mostra realmente pra que veio e diz que fez a música para INRI e começa a dançar FUNK de maneira sensual ...(e o povo se divertindo com isso. Vejam as fotos e o vídeo abaixo e tirem suas conclusões:  
Imagem cedida por: http://www.youtube.com/watch?v=2IS1e9SUtwM
Depois de "orar" por ela, veja oque ela fez: 
Imagem cedida por: http://www.youtube.com/watch?v=2IS1e9SUtwM

Assista o vídeo: 


O que penso sobre isso é o seguinte: a inversão de valores em toda a sociedade esta chegando a um grau bastante assustador de degradação humana. Valores invertidos, Banalização, sexo fácil e exposição da lascívia e sensualidade abertamente.  o profeta Isaías disse:

(Isaías 5:20) -  Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! 

Amados, não dê audiência a este tipo de coisa! condene-as!

(Efésios 5:11) -  E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. 

o nosso dever é ser sal da terra e luz do mundo pra esta sociedade! Isso são sinais da vinda de jesus e o seu julgamento sobre os ímpios esta próximo! Vamos nos santificar mais, orar mais, pois a tendência disso é só piorar. 

Que Deus te abençõe!

Daniel Werneck

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O retorno do Jedi: Bispo Sérgio Von Helder desmente boato da Canção Nova e da Igreja Católica!

Amados (a paz do Senhor para todos!), tem circulado há um bom tempo, uma certa lenda acerca de um pastor da Igreja universal que chutou uma santa há uns anos atras e se converteu ao catolicismo. Isto é uma mentira da Igreja Romana para evitar a debandada de Fieis. A igreja Romana Nunca testemunhará contra ela mesma. vejam a reportagem e tirem suas dúvidas!
Daniel werneck 
Imagem cedida por: http://pit935.blogspot.com

Resposta dada em outubro de 2011


Essa matéria saiu uns anos atrás na Folha Universal… A matéria não se encontra mais na internet, creio que devido ao novo site da Folha Universal, as matérias antigas foram tiradas do ar (uma perda considerável de um conteúdo de otima qualidade). Segue abaixo a matéria:
IGREJA CATÓLICA PUBLICA INVERDADE SOBRE BISPO DA UNIVERSAL
Von Helde nunca esteve na Rede Vida para falar sobre o assunto
19/04/2004 – Agência Unipress Internacional – Por Deila Malta
EUA – Polêmico por seu teor aparentemente milagroso, a notícia de que o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Von Helder, se converteu ao catolicismo tem surpreendido muitas pessoas já há algum tempo. Sua conversão à igreja católica, no entanto, nunca existiu. “As pessoas não devem se preocupar porque essas mentiras não são novas e não serão as últimas por parte da igreja católica”, afirma Helder.
O bispo continua exercendo normalmente suas atividades na IURD de Nova Iorque, no Queens, onde está há pelo menos sete meses, além de estar fora do Brasil há cinco anos.
Von Helder esclarece também que nunca esteve na Rede Vida para falar sobre o assunto, conforme publicou a revista católica “Pergunte e Responderemos”, edição 497/Nov 2003, de Dom Estevão Bettencourt. A revista cita, inclusive, que a publicação da matéria só aconteceu porque o próprio Von Helder teria participado de um programa na Rede Vida. Mais uma vez, o bispo nega qualquer aparição no programa. Ratifica ainda que continua praticando a fé cristã como evangélico.
Em entrevista ao Portal Arca Universal, o bispo foi taxativo: “Estou há muito tempo fora do Brasil e seria impossível ter ido à Rede Vida para participar do programa. Fiquei 10 meses na Colômbia, depois três anos no México, mais cinco meses na Venezuela e por fim cheguei em Nova Iorque, onde estou há sete meses.”.
Esta semana, um programa de televisão do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) abordou a mesma história como sendo verdade. Circula também na Internet um e-mail contendo uma mensagem relatando sua suposta conversão.
O suposto milagre
O texto conta que, acometido de uma grave doença, Von Helder teria ido aos Estados Unidos para buscar recursos médicos. Tendo sido cuidado com muito zelo por uma excelente equipe e conseguido sua total recuperação, o pastor teria feito uma confraternização com todos aqueles que o ajudaram. O texto ainda narra que Von Helder teria indagado por uma senhora negra que todas as noites lhe prestava assistência. Assustados, todos responderam que não conheciam tal mulher. O texto finaliza dizendo que o pastor teria ficado convencido de que a mulher, na verdade, era a santa Aparecida.
Em seu entendimento, Von Helder acredita que tudo isso não passa de uma manobra da igreja católica para não perder mais fiéis. “Acho que isto é uma artimanha que eles (igreja católica) sempre usaram para enganar as pessoas. Como elas não têm conhecimento de muitas coisas, não assistem à televisão e, quando assistem, só vêem novela, eles se aproveitam da ignorância das pessoas. Eles se aproveitam para tentar mostrar que a igreja católica continua forte e crescendo. Dizem que o Brasil continua sendo o maior País católico do mundo, quando todo mundo sabe que isso é uma mentira. O Brasil já foi o País que tinha o maior número de católicos do mundo. Hoje já não é. As pesquisas mostram que o número de cristãos evangélicos no Brasil é algo crescente e evidente. Muitos se dizem católicos apenas por tradição e costume.”
O pastor também esclarece que nunca esteve doente como tem sido divulgado na mídia. “Eu estou em perfeitas condições. Eu jogo bola, faço exercícios e nunca tive doença nenhuma.
Atualmente, Von Helder pastoreia uma comunidade de cerca de 700 membros, na sua maioria hispânicos. “Visito vários Estados e viajo muito, mas continuo à frente dos cultos. Nossa comunidade é muito fervorosa”. Ele completa dizendo: “Essa idéia que a mídia está colocando é a mesma idéia que a Igreja católica coloca em relação à aparição da virgem, Aparecida, Fátima, que aparecem nas árvores, nas calçadas e vidros das casas. Tudo isso são mentiras para poder trazer pessoas de volta, principalmente aquelas que saíram, e tentar trazer de volta aquelas que estão prestes a sair da igreja católica.”
Ele ainda completa dizendo: “Ninguém se converte ao catolicismo. As pessoas nascem e são obrigadas a serem católicas. Os pais acabam impondo uma religião e impõem o catolicismo. O que eu sei é que as pessoas se convertem a Jesus e ao cristianismo. Isso é uma evidência bem clara no Brasil, principalmente na Igreja Universal do Reino de Deus. Todos os que estão na Igreja Universal saíram do catolicismo e se converterem ao cristianismo; ao Senhor Jesus”.
Vejam a entrevista com o Bispo abaixo e tire suas conclusões!

 Mais fontes que tratam do assunto:

E o pintinho piu! A banalização da música brasileira Parte 1

Imagem cedida por: http://tonsdepessego.blogspot.com


A paz do senhor para todos!


Já se foi o tempo onde os mais velhos diziam o nome do cantor e a autoria de grandes músicas que marcaram o povo Brasileiro citando exemplos como Caetano Veloso, Djavan, roberto Carlos, etc... e oque tenho percebido em meu tempo é um nível tão baixo... mas tão baixo da qualidade da música bem como sua FUTILIDADE invadindo os lares Brasileiros, que fico até sem palavras pra expressar minha opinião tamanho o "sucesso" rápido e a audiência com que nós, Os brasileiros, damos a esse tipo de música. Usando as palavras do jornalista Carlos Nascimento do SBT posso afirmar o seguinte: "já fomos mais inteligentes".


O vídeo Abaixo mostra o último sucesso de acessos na internet e audiência dada por programas seculares a uma música que tem despertado o interesse de adultos e crianças. veja abaixo:


Será que estamos perdendo a noção do que é música de verdade? ou tudo que rende aumento de audiência em programas e visibilidade de patrocinadores é oque esta na moda? será que nosso país não tem tantos problemas como a corrupção e necessidades sociais que precisam ser mostradas não trazem mais interesse?


Chegamos a um momento em que O LIXO musical esta tento ampla aceitação e aquelas músicas que trazem inspiração a autores consagrados estão sendo colocadas de lado. Eu todavia ja esperava isso de uma sociedade que esta corrompida em todos os aspectos e fico com oque diz a palavra de Deus:



(Salmos 9:1) -  EU te louvarei, SENHOR, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. 


Como é bom cantar louvores a Deus falar do que tem feito por nós! e também agirei assim:



(Salmos 34:1) -  LOUVAREI ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. 


Em nossa próxima postagem relacionada ao tema iremos mostrar diferenças entre a música secular e a música que engrandece o nome de Deus. continuem conosco! 


Daniel werneck


FONTE: www.youtube.com

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Corações Cativos, Igreja Cativa - R. C. Sproul

Imagem cedida por: incongruentelisura.blogspot.com


Durante a Reforma Protestante, Martinho Lutero escreveu um pequeno livreto intitulado “O Cativeiro Babilônico Da Igreja”. Nele, Lutero comparou o regime opressor de Roma no século XVI ao suplício de Israel, enquanto era mantido cativo às margens dos rios da Babilônia.

Eu tenho freqüentemente me perguntado como Lutero se posicionaria em nossa presente era e no estado em que a igreja se encontra nos dias de hoje. Eu suspeito que ele escreveria para nosso tempo seu livro, sob o título "O Cativeiro Pelagiano da Igreja". Eu tenho tal suspeita pelo fato de que o próprio Lutero tenha considerado precisamente este como o livro mais importante que já redigiu, sua magnum opus, “A Escravidão da Vontade” (De Servo Arbítrio).

Penso também que Lutero enxergaria a grande ameaça para a igreja de hoje devido ao Pelagianismo, em razão do que se desenrolou depois da Reforma. Historiadores tem dito que apesar de Lutero ter vencido a batalha contra Erasmus no século XVI, ele a perdeu no século XVII e foi afinal demolido no século XVIII, graças às conquistas obtidas pelo Pelagianismo e pelo Iluminismo. Ele veria a igreja de hoje enlaçada pelo Pelagianismo, tendo assim este inimigo da fé conseguido estabelecer uma fortaleza sobre nós.


O Pelagianismo em sua forma pura foi pela primeira vez articulado pelo homem cujo nome cunhou seu ensino, um monge bretão do século Quarto. Pelágio envolveu-se em um feroz debate com Santo Agostinho, um debate provocado pela reação do monge à oração de Agostinho: "Ordena aquilo que Tu desejas, e conceda aquilo que Tu ordenas".  Pelágio insistia que uma obrigação moral necessariamente implicava em capacidade moral. Se Deus exigia dos homens que estes vivessem vidas perfeitas então estes homens deveriam ter a capacidade de viver tais vidas perfeitas. Isto levou Pelágio a sua completa negação do pecado original 1. Ele insistia que a queda de Adão tinha afetado somente o homem Adão; não haveria a realidade da natureza humana caída e herdada que afligiria a humanidade. Além disso, refutava a idéia da necessidade da graça como necessária para a salvação; afirmava que o homem seria capaz de ser salvo por suas obras sem a necessidade de assistência da graça. O pensamento de Pelágio foi: a graça pode facilitar a obediência, mas não seria uma condição necessária para tal.

Agostinho triunfou em sua luta contra Pelágio, cujas visões foram conseqüentemente condenadas pela igreja. Ao condenar o Pelagianismo como heresia, a igreja veementemente confirmou a doutrina do pecado original. Na visão de Agostinho, isto sedimentou e alicerçou a noção de que apesar do homem caído ainda possuir um vontade livre no sentido que ele retém a capacidade de escolher, sua vontade é decaída e escravizada pelo pecado a tal ponto, em tamanha magnitude e extensão, que o homem não possui liberdade moral. O homem não pode não pecar.

Depois do encerramento do conflito, visões modificadas de Pelagianismo voltaram a assombrar a igreja. Essas visões foram aglutinadas sob o nome de semi-Pelagianismo. O semi-Pelagianismo admitiu a Queda como real e uma real transferência do Pecado Original para a descendência de Adão. O homem está arruinado e caído, e precisa da graça a fim de que seja salvo. Contudo, esta visão insiste que nós não estamos tão decaídos a ponto de nos encontrarmos totalmente escravizados pelo pecado ou totalmente depravados em nossa natureza. Uma ilha de justiça permanece no homem decaído por meio da qual tal pessoa ainda possui poder moral para inclinar-se, por si mesmo, sem a intervenção da graça operativa, em direção às coisas de Deus.

Apesar da igreja antiga ter condenado o semi-Pelagianismo tão vigorosamente quanto condenou o próprio Pelagianismo, ele de fato nunca morreu. No século dezesseis os magistrados reformadores ficaram convencidos que Roma havia se degenerado do puro Agostinianismo e abraçado o semi-Pelagianismo. Não é um detalhe histórico insignificante mencionar que o próprio Lutero tenha sido um monge da Ordem Agostiniana. Lutero viu em sua luta contra Erasmus e Roma, um retorno ao conflito titânico entre Agostinho e Pelágio.

No século dezoito, o pensamento Reformado foi desafiado pelo surgimento do Arminianismo, uma nova forma de semi-Pelagianismo. O Arminianismo conseguiu capturar o pensamento de proeminentes homens, como por exemplo John Wesley. A cisão doutrinária entre Wesley e George Whitefield focava-se neste aspecto. Whitefield enfileirou-se então para o lado de Jonathan Edwards na defesa do Agostinianismo clássico durante o "Grande Avivamento" norte-americano.

O século XIX testemunhou o reavivamento do Pelagianismo puro através dos ensinamentos e da pregação de Charles Finney. Finney não dosou palavras acerca de seu Pelagianismo escancarado. Finney rejeitou a doutrina do Pecado Original (junto com a visão ortodoxa da Expiação e a doutrina da Justificação Somente pela Fé). Mas a tremenda bem-sucedida metodologia evangelística de Finney de tal forma marcou e envolveu seu nome, que ele se tornou um modelo reverenciado pelos modernos evangelistas e ainda hoje comumente é considerado um herói da Fé Evangélica, a despeito de sua completa rejeição à própria doutrina evangélica.

Apesar da Fé Evangélica americana não ter abraçado o Pelagianismo puro e direto de Finney (fato que coube aos Liberais o fazerem), tal pensamento infectou profundamente o meio evangélico por meio do pensamento e da teologia semi-Pelagiana,a tal ponto que o semi-Pelagianismo é percebido ostensivamente nos dias modernos de forma aguda e profunda, em diversas camadas do pensamento teológico evangélico.  Apesar da maioria dos evangélicos não hesitarem em afirmar que o homem caiu, poucos abraçam a doutrina reformada da Total Depravação.

Trinta anos atrás eu estava ensinando Teologia em uma faculdade evangélica que era pesadamente influenciada pelo semi-Pelagianismo. Eu estava trabalhando sobre os 5 pontos do Calvinismo usando o acróstico TULIP com uma classe com cerca de 30 alunos. Após apresentar uma extensa e detalhada exposição da doutrina da Total Depravação, eu perguntei à classe quantos deles estavam convencidos acerca da doutrina. Todos os 30 levantaram as mãos.

Eu sorri e disse: “Veremos...”

Eu escrevi o número 30 no canto esquerdo do quadro-negro. Enquanto eu prosseguia com a doutrina da eleição incondicional, muitos dos estudantes então começaram a pular e reagir. Fui subtraindo do número original 30 os que iam manifestando sua insatisfação e desacordo. Quando atingi a doutrina da Expiação Limitada, o número tinha caído de trinta para três.

Então eu tentei mostrar aos estudantes que se eles realmente abraçassem a doutrina da Total Depravação, então as outras doutrinas descritas nos 5 Pontos deveriam simplesmente na verdade ser consideradas como notas de rodapé. Os alunos logo descobriram que de fato eles realmente não acreditavam na total depravação do homem, no final das contas. Eles acreditavam em depravação, mas não no sentido total. Eles ainda desejavam reter a convicção sobre uma ilha de justiça que não tinha sido afetada pela Queda por meio da qual pecadores poderiam ainda manter uma capacidade moral para se inclinarem por si próprios a Deus. Eles acreditavam, sim, que a fim de ser regenerados, eles precisavam primeiro exercer fé por meio do exercício de suas vontades. Eles não criam que a divina e sobrenatural ação do Espírito Santo seria uma pré-condição necessária para fé.


Os autores da introdução ao ensaio sobre “A Escravidão da Vontade” escreveram:

“Qualquer um que terminar este livro sem ter percebido que a teologia evangélica mantém-se em pé ou cai com a doutrina da Escravidão da Vontade, o leu inutilmente. A doutrina da justificação livre unicamente pela fé, que se tornou o olho do furacão de tamanha controvérsia surgida no período da Reforma Protestante, é considerada com freqüência como o coração da Teologia dos Reformadores, mas isto é dificilmente preciso. A verdade é que o pensamento de tais homens estava realmente concentrado sobre esta contenda...que a completa salvação do pecador tem lugar pela livre e soberana graça unicamente...é pois  a nossa salvação completamente da parte de Deus, ou a final de contas depende de algo que depende de nós mesmos? Aqueles que afirmam a segunda opção (os Arminianos o fazem) portanto negam a declarada incapacidade do homem advinda do pecado, e também confirmam que uma forma de semi-Pelagianismo é verdadeiro, de alguma maneira. Não é de se admirar, portanto, que a primitiva teologia Reformada condenou o Arminianismo, como sendo em princípio um retorno a Roma... e uma traição à Reforma... o Arminianismo foi, verdadeiramente, aos olhos dos Reformadores, uma renúncia ao Cristianismo do Novo Testamento em favor do Judaísmo neotestamentário; pelo fato de alguém se garantir a si mesmo por fé, não ser afinal diferente em nada do princípio de se repousar nas suas própria obras, sendo anti-Cristão tanto um pensamento quanto o outro”.

Estas são palavras severas. Verdadeiramente para alguns são até palavras contenciosas. Mas de uma coisa eu estou certo: elas espelham e refletem com precisão os sentimentos de Agostinho e dos Reformadores. A questão da magnitude e extensão do Pecado Original está atrelado inseparavelmente à nossa compreensão da doutrina da Sola Fide. Os Reformadores compreenderam claramente que existe uma imprescindível ligação entre Sola Fide e Sola Gratia. Justificação unicamente pela fé significa pela graça unicamente.

Assim sendo, o semi-Pelagianismo em seu formato Erasmiano cria uma ruptura entre as duas e apaga o fator SOLA do temo Sola Gratia.


NOTAS:

1. Entenda-se pelo termo teológico PECADO ORIGINAL, não o próprio ato de desobediência que Adão e Eva cometeram no jardim, ao comerem do fruto da árvore sobre a qual o Senhor Deus os havia advertido, mas às conseqüências abrangentes deste ato sobre toda a sua posteridade.

FONTE:  www.josemarbessa.com

Redes sociais