quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como entender as profecias finais com paciência? Daniel Werneck


Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. (tg 5:7)

Amados, venho aqui escrever como que inspirado para alertar alguns que possam estar desanimando na fé e achando que o nosso Senhor esta tardando ao voltar.  Precisamos compreender melhor um pouco como se da o cumprimento de suas promessas baseadas também, naquilo que as escrituras falam. 

A palavra Paciência, segundo o dicionário Michaelis,  é uma palavra derivada do latim Patientia que tem como significados: 1. qualidade de paciente. 2. Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta. 3. qualidade de quem espera com calma oque tarda. 4. Perseverança em continuar um trabalho, apesar de suas dificuldades e demora. 

Concordo com cada uma desas afirmações, e é isto que precisamos ter nestes últimos dias. Meditando nas profecias e revelações do Senhor, comecei a entender que dois fatos importantes precisam ser levados em conta para o cumprimento e identificação de profecias específicas, principalmente as de cunho escatológico. 

Primeiramente, percebi que as profecias de Deus quanto aos assuntos relacionados ao fim dos tempos é PROGRESSIVA, isto é ela progride, faz avanços e se torna cada vez maior.  Estou querendo dizer que tendo como base as profecias do Senhor Jesus relacionadas em Mateus 24 principalmente aquelas que tratam da sua segunda vinda Jesus expôs e tratou eventos que ainda ocorreriam no período apostólico e também eventos que ocorreriam próximo a seu retorno na terra e também concernentes a consumação deste mundo. O detalhe e que Jesus não especificou detalhadamente como esses fatos se dariam, por isso o ministério profético ( Como citado  na igreja de corínto, veja 1 Coríntios 12:28, como o  do profeta Àgabo que profetizou uma grande fome e oque ocorreria com o apóstolo Paulo no livro de Atos, Judas e Silas, que eram profetas, e outros crentes, Atos 15:32, e 13:01, entre outros..) e também as cartas e livros que compõem o novo testamento (exemplo da carta de 1 e 2ª  tessalonicenses e apocalipse) que são livros que mais tratam de assuntos ligados ao retorno do Senhor. 

cabe aqui uma observação: O ministério profético, bem como os profetas a que Deus revela seus segredos são e foram de vital importância para preencher certos detalhes de lacunas e eventos proféticos. É isso pode ser possivel sim em nossos dias (Deus usar alguem profeticamente pra falar de algo escatológico ou transmitir uma revelação escatológica para a igreja impulsionado pelo Espírito Santo). Agora essa revelação não pode ser considerada como extra-bíblica no sentido de se completar aquilo que foi revelado nas escrituras ou esta acima delas. As profecias tem como base exortar, consolar e edificar o povo de Deus.

Então como o livro de apocalipse foi escrito em torno de 50 anos após a assunção de jesus, completou e fechou a lacuna de muitas dúvidas que poderiam surgir de como se daria os eventos proféticos.  A Profecia é progressiva porque novos fatos vão sendo acrescentado ao evento inicial (no caso tendo como base as palavras de Jesus em Mateus 24), e estes eventos listados aqui seriam uma consequência progressiva dos eventos proféticos listados no velho testamento principalmente em relação ao livro de Daniel (que é considerado o livro de apocalipse do velho testamento onde Deus revela aos Judeus os eventos finais e que o mesmo estaria selado para o tempo do fim), e o livro de apocalipse seria o complemento também deste livro profético onde Deus revela os eventos finais para a igreja e é dado uma ordem ao apóstolo João de não selar as palavras deste livro porque o tempo estaria próximo. 

Sendo as profecias progressivas, os novos eventos que vieram a surgir depois das profecias iniciais não vieram a usurpar o lugar o modificar o sentido natural da revelação ou contradize-la. Pelo contrário, veio ACRESCENTAR novos fatos, que foram omitidos em eventos anteriores, sem trazer prejuízo ao seu sentido original, pois Deus usa cada pessoa ou se revela em cada época da história da maneira que bem quer e como quer.

Veja por exemplo, que Jesus falou sobre a grande tribulação. Ele não falou muito sobre este assunto, porém o apóstolo João teve revelações mais profundas do próprio Jesus sobre este período da história e que o mesmo foi orientado a escrever. Muitos detalhes foram escritos e não alterou em nada o sentido original, sendo assim serviu de complemento e esclarecimento. 

para concluirmos e ficar melhor claro este pensamento, irei discorrer do segundo ponto que os irmãos precisam entender para que entenda melhor o cumprimento profético. A profecia bíblica também é SISTEMÁTICA.  essa palavra denota algo conforme um SISTEMA, metódico, ordenado. Feito com intenção determinada. 

ela é sistemática por que uma série de eventos relacionados ao objeto profetizado  precisam acontecer para o pleno cumprimento profético. 

Vou ilustrar melhor com um exemplo: 

" E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre  os milhares de Judá, de ti me sairá oque governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. (Miquéias 5:2)

Essa passagem bem conhecida de todos esta relacionada com a 1ª vinda de Jesus. O profeta Miquéias há mais de 700 anos profetizou o local da onde nasceria o Messias. Repare que não foi dito quanto tempo levaria mais oque aconteceria. sendo assim, outras profecias corelatas e eventos estarem preparados para  se cumprir e para permitir que este versículo se cumprisse.

Precisava o profeta Isaías profetizar também sobre o Messias e o sinal dado por uma mulher virgem engravidar, precisava que o império romano estivesse na terra santa para dominar os Judeus, e que o seu imperador Augusto realizasse um recenseamento para que José e Maria fossem se alistar em Belém para que José empreendesse uma viajem para ,lá, etc! a fora outros eventos não citados aqui apenas relacionados com esta passagem.  Perceba também  que uma parte desta profecia ainda não se cumpriu e se cumprirá no retorno de Jesus!

Então ela é progressiva porque outros eventos posteriores precisam ser acrescentados a este evento, e é Sistemática por ter sido feita com uma intenção determinada e fazer parte de um "sistema" de outros eventos co - relatos para o seu real cumprimento.  Esta formula explicada aqui, também se aplica as demais profecias não  cumpridas.   

Logo, por que o cristão necessita de paciência? por que Jesus esta trabalhando! Existem outros eventos pré determinados por Deus em sua sabedoria que precisam acontecer para que o cenário esteja pronto para a sua vinda. 

Para os dez reis entregarem o poder, o cenário geo político mundial precisa estar pronto pra isso acontecer;
Para que ocorram os juízos de Deus listados em apocalipse, a iniquidade precisa estar no limite máximo (que só Deus sabe);

para que ocorra o arrebatamento da igreja ocorrer também precisa que ocorra antes a 
apostasia e a manifestação do anticristo; (2 Tessalonicenses 2:3)

Enfim, você precisa esperar trabalhando orando, se consagrando por que enquanto os eventos não acontecem concernentes ao retorno gloriosos de Jesus, a vinda de Jesus pode ocorrer individualmente para você com nossa morte. Já pensou nisso? então sossegue, descanse no Senhor e continue pregando que Jesus esta voltando por que os sinais da sua vinda (tantos os progressivos como os sistemáticos) já estão ocorrendo!

Que Deus te abençõe!

Daniel Werneck

Redes sociais