sábado, 2 de junho de 2012

O que os país tem a ver com meu namoro? Jaime Kemp

Imagem cedida do site: http://www.discutindorelacao.com.br


Certa vez uma moça me perguntou: "Jaime, será que devemos obedecer os nossos pais em relação ao nosso namoro quando são injustos para conosco?". Um casal me contou a seguinte história: "Estamos namorando há 4 anos. Somos crentes em Jesus Eu (disse o rapaz) sou filho de pastor. Há uns dois anos que estou brigando muito com meu pai. Já não tenho mais respeito por meus pais. Eles são totalmente contra o nosso namoro. O que devemos fazer?"

Perguntas desse gênero demonstram a confusão que existe quanto ao relacionamento que um jovem deve ter com seus pais. Creia ou não, a harmonia e felicidade de seu futuro casamento depende muito de sua capacidade de lidar com seus pais e irmãos em casa, e de sua disposição de se submeter à liderança que Deus instituiu em sua vida. Por isso é muito importante tomar a seguinte decisão: "Precisamos estar em harmonia em nossos lares."

Talvez você esteja se perguntando: "Por que esta é uma decisão importante na minha vida de namoro?". Basicamente porque Deus usa nossa própria família, nosso pai e mãe, os nossos irmãos e a nossa situação em casa, para nos moldar e para desenvolver em nós qualidades espirituais, preparando-nos para o nosso próprio casamento.
Em Efésios capítulo 6, Paulo continua dando exortações sobre a família; nos versículos de 1 a 3 diz: "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que ê o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra."
Em Colossenses 3.20, ele diz: "Filhos, em tudo obedecei a vossos pais, pois fazê-lo é grato diante do Senhor. "

Deus quer que todo jovem aprenda uma lição básica que é saber viver debaixo da autoridade que Ele estabeleceu. Romanos 13.1 nos diz que toda autoridade é instituída por Deus. Portanto, é extremamente importante para o seu futuro casamento que você aprenda a submeter Sua vontade à liderança dos seus pais e, consequentemente,
a liderança do Espírito Santo. Hebreus 5.8 nos diz que Jesus, embora sendo filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu. Aprender a viver em harmonia e paz com nossos pais e irmãos, vai requerer sofrimento e até desentendimentos, mas isto é parte do plano de Deus para conformá-lo à imagem do seu filho (Romanos 9.29).

Quantas vezes nós ouvimos esta reivindicação: "Mas eu tenho os meus direitos!". Uma coisa que nos ajudará no casamento será aprender como entregar nossos direitos ao Senhor. Em I Pedro 2, o apóstolo diz o seguinte, referindo-se a Jesus Cristo: "O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca, pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se aquele que julga retamente. "
Jesus, naquela hora de sofrimento, sendo maltratado e passando por grande humilhação, poderia ter exercido os Seus direitos, chamando até 10.000 anjos para salvá-lo daquela situação agonizante.    No entanto, Ele entregou os Seus direitos a Seu Pai, que julga retamente.

Quantas vezes, dentro do nosso lar, somos tentados a exigir nossos direitos mas é justamente dentro da nossa situação sofredora que Deus está querendo criar em nós um espírito de mansidão e humildade. Se nós não aprendemos enquanto jovens, dentro do nosso próprio lar, aquilo que Deus quer nos ensinar, Ele continuará trabalhando pacientemente conosco quando nos casarmos. Será bem mais difícil aprender as lições dentro do nosso próprio casamento.
Na minha casa éramos sete filhos. Eu tinha dois irmãos e quatro irmãs. Meu irmão mais velho morreu com seis anos de idade. Meu outro irmão era sete anos mais velho do que eu e eu cresci praticamente com minhas quatro irmãs. Agora, imaginem quatro irmãs e um só banheiro... Eu nunca tinha vez! Parecia que as minhas irmãs gastavam tanto tempo no banheiro de propósito, só para me irritar. Eu ficava louco da vida com elas. Não percebi que através daquela situação chata Deus queria desenvolver a qualidade de paciência na minha vida. Como eu não aprendi, e porque Deus me ama e está querendo formar Jesus Cristo em mim, Ele continua trabalhando...

Prova disso é que Ele me deu quatro mulheres: minha querida esposa Judith e minhas adoráveis filhas Melinda, Márcia, Annie e, de quebra, uma cachorrinha. Bem, ainda não aprendi a ser paciente, mas tenho observado algumas coisas. Se eu tivesse aprendido esta lição, quando jovem, teria sido bem mais fácil adaptar-me à minha vida conjugai.

Quando eu converso com jovens sobre a necessidade de viver em harmonia com seus pais, muitas vezes eles me dizem: "Mas Jaime, você não conhece o meu pai. Ele é um incrédulo, um fechadão, não tenho nenhum papo com ele!" ou "Você não conhece a minha mãe, ela é muito chata!". Naquela hora eu preciso responder: "Não estou dizendo que o seu pai é crente ou que sua mãe é fabulosa, mas o jeito como você deve reagir aos seus pais, ou irmãos, numa situação difícil. Isso é importante. Não conheço os seus pais, mas conheço 'Alguém' que conhece o coração dos seus pais e que tem os seus corações em Sua mão."
Amigo, você tem na sua mão um instrumento poderoso que é a oração. Quando você começa a orar, Deus começa a agir e a mudar a situação. Então, ou Ele muda o coração dos seus pais, ou muda o seu.    Se não aprendermos a viver em harmonia no nosso lar, enquanto solteiros, sofreremos as conseqüências dentro do nosso próprio casamento. A tendência do homem é tratar a sua esposa como tratou a sua mãe.

Agora, aqui vai uma dica para as moças. Observem bem a maneira como o seu namorado, ou noivo, trata a própria mãe. Ele é respondão, não demonstra respeito e a desobedece? Quando vocês estão juntos, ele fala mal dela? Muito bem, aqui está uma dica importante para você: não se case com um homem assim! Espere até que ele aprenda a viver em harmonia com seus pais, tratando a sua mãe com honra e respeito, porque um dia ele, certamente, irá tratá-la da mesma maneira. Mas você diz: "Ah, Jaime, você não conhece o meu namorado... Ele é superlegal! Ele é tão carinhoso, tão atencioso. Ele nunca me trataria como trata a mãe dele. Aliás, você precisaria conhecer a mãe dele — uma chata! Meu namorado tem razão em não obedecê-la ou respeitá-la". Mas moças, o que dizem as Escrituras? "Filhos, em tudo obedecei a vossos pais"; "Honra a teu pai e a tua mãe." Este é o caminho para um casamento feliz.

Agora eu vou falar para os rapazes.    Observem bem a maneira como a sua namorada ou noiva trata o pai dela. Ela é respondona? Ela fala mal do pai quando vocês estão juntos? Ela não liga para as ordens dele? Muito bem, se ela demonstra atitudes assim negativas, um dia ela vai agir com você da mesma maneira que age com o pai. Enquanto ela está na casa dos pais, o pai é a autoridade na vida dela, mas, uma vez casados, você se torna a autoridade sobre ela. Você diz: "Ah, Jaime, você precisa conhecer minha gata, uma loirinha de olhos azuis e um sorriso lindo... Ela é demais! É verdade que ela desobedece ao pai, mas, também ele lhe dá cada ordem absurda! É verdade que ela não demonstra respeito por ele, mas, ele vive xingando a mãe dela!" Independentemente do. comportamento dos pais, o jovem precisa lembrar que Deus está interessado no desenvolvimento de características que devem ser cultivadas justamente nesta situação difícil. Em Números 14.18 encontramos um princípio eterno de Deus. Deus nos diz o seguinte: "O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração."
As nossas fraquezas, a desobediência, os nossos pecados, serão transmitidos aos nossos filhos.

Conheço bem de perto uma família que ilustra perfeitamente estas palavras. A avó nunca aprendeu a ser submissa ao marido. Ela era uma pessoa agressiva e dominante. Suas duas filhas, não tendo o exemplo de uma mãe submissa, tiveram muitos problemas no casamento. Uma das filhas teve quatro filhas, das quais, três são divorciadas. Duas divorciaram-se uma única vez e, a terceira, duas vezes. Todas as três casaram-se de novo. As filhas delas também se divorciaram e uma simplesmente vive com outro homem sem ser casada. Outra foi mãe aos 14 anos, solteira, evidentemente. Para encobrir o fato, foi forçada a se casar com o pai da criança. Atualmente ela está separada do marido, abandonou o filho e vive com outro homem. Ou seja, esta é a quarta geração que está cometendo erros e sofrendo as conseqüências dos pecados das gerações anteriores.

Afinal, por que tanta tristeza e dor? Por que três destas quatro mulheres de uma só família se divorciaram? Creio que é um cumprimento da Palavra de Deus. Nenhuma dessas mulheres que eu mencionei teve a oportunidade de observar uma mãe que vivia conforme os padrões de Deus. Portanto, o pecado da avó, foi transmitido à filha que, por sua vez, o retransmitiu às netas.

Creio que o maior problema nessas famílias foi que as mulheres não aprenderam o seu papel, que é o da submissão. Como conseqüência, o casamento complicou-se a tal ponto que houve o divórcio. Não estou dizendo que os maridos dessas mulheres foram todos "anjos". Pelo contrário, muitos deles também desobedeceram a Palavra porque receberam dos seus pais uma imagem errada de marido e pai. Mas creio que se essas mulheres tivessem vivido conforme as exortações do apóstolo em I Pedro 3.1-6 — onde Pedro dá instruções às mulheres em como ganhar seus maridos desobedientes — a situação teria sido diferente.

A melhor coisa que uma mãe pode dar como herança às suas filhas é ser submissa ao pai delas, e a melhor herança que um pai pode dar aos seus filhos é amar a mãe deles. Como é importante aprender os princípios e propósitos de Deus para com a família e, pela graça de Deus e força do Espírito Santo, colocá-los em prática.
Jovem, se você percebe que há um espírito de rebeldia ou desobediência na vida do seu parceiro, espere no Senhor; converse com ele sobre este espírito, orem juntos e tenham paciência até que ele possa viver em harmonia com seus pais e irmãos e em submissão à obra do Espírito Santo. Se você não puder esperar e for casar mesmo assim, tenha certeza que Deus ama você. 

O propósito d'Ele é que você tenha a imagem de Jesus Cristo. Assim sendo, Ele vai continuar trabalhando em você, mas será bem mais difícil e, em alguns casos, a tempestade será grande demais e o casamento poderá naufragar. Esta harmonia só pode ser desenvolvida entre duas pessoas que têm Jesus Cristo como Salvador e Senhor, e que estão constantemente submetendo as suas vontades, decisões e procedimento à liderança do Espírito de Deus. O desafio de aprender a obedecer autoridades e viver em harmonia é um dos maiores e um dos mais importantes para um casamento feliz.

"Senhor, falando honestamente, porque sei que Tu me conheces e não posso esconder coisa alguma do Teu olhar, confesso que tenho demostrado um espírito de rebeldia no meu lar, especialmente no relacionamento com meus pais. Não tenho entendido o que Tu queres fazer na minha vida através da situação difícil na minha família. Mas, Senhor, agora eu me submeto à obra do Espírito Santo em mim e peço que tu me dês a capacidade de reagir positivamente aos meus pais e irmãos e cooperar contigo no desenvolvimento de qualidades espirituais. Em nome de Jesus eu peço estas coisas. Amém!

FONTE: Extraído do livro Eu amo você : namoro, noivado, casamento & sexo / Jaime Kemp. 19 ed. rev. São Paulo : Hagnos, 2005
ISBN   85-243-0325-5

domingo, 27 de maio de 2012

Cristo intercede por nós – Thomas Watson (1620-1686)



Imagem cedida por: http://para-levitas.blogspot.com.br


Também intercede por nós" (Rm 8.34). Quando Arão entrava no lugar santo, seus sinos soavam. Quando Cristo entrou no céu, sua intercessão fez um melodioso som aos ouvidos de Deus. Embora Cristo tenha sido exaltado na glória, não colocou de lado sua compaixão, mas ainda se importa com seu corpo místico.

Assim como José se importou com seu pai e seus irmãos quando foi promovido à corte, Cristo "também intercede por nós". Interceder significa fazer um pedido a favor de outro. Cristo é o grande Mestre de pedidos no céu. "Cristo é o sacerdote universal do Pai", disse Tertuliano.

Quais são as qualificações de nosso intercessor?

I O nosso intercessor é santo. "Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus" (Hb 7.26); "Aquele que não conheceu pecado" (2Co 5.21).

Ele conheceu o pecado em seu peso, não em seu ato. Era um requisito, quanto àquele que eliminaria os pecados dos outros, que fosse sem pecado. A santidade é uma das pedras preciosas que brilham no peitoral de nosso sumo sacerdote.

II. Nosso intercessor é fiel. "Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus" (Hb 2.17). Moisés foi fiel como servo, Cristo como Filho (Hb 3.5). Ele não se esquece de qualquer causa que tem de defender, nem usa qualquer truque na alegação.

Um advogado comum pode deixar alguma palavra de fora que venha atrapalhar o cliente ou que é contra o cliente dependendo do incentivo financeiro que recebeu de ambos os lados. Mas Cristo é fiel à causa que ele defende. Podemos deixar nossos problemas com ele, podemos confiar nossas vidas e nossas almas em suas mãos.

III. Nosso intercessor nunca morre. Durante o tempo em que durou o ofício dos sacerdotes no período da lei, os sacerdotes morriam: "São impedidos pela morte de continuar" (Hb 7.23). Mas Cristo vive "sempre para interceder por eles" (Hb 7.25). Cristo não tem sucessor em seu sacerdócio.

FONTE: www.josemarbessa.com

Redes sociais