sexta-feira, 28 de junho de 2013

Motivações à oração privada. (Parte 1) - Thomas Brooks



Imagem ceddia por: umacartaaopai.blogspot.com
 
Mateus 6.6
"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente".
By Thomas Brooks (Trechos do livro "The privy key of heaven".)
Argumentos ou considerações para nos persuadir à oração secreta
 
1° Os mais eminentes santos, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, tem aplicado a si mesmos à oração secreta.
Moisés
esteve sozinho no Monte com Deus por quarenta dias e quarenta noites (Ex 34.28).
Abraão
encheu sua boca com argumentos em oração secreta à Deus, para prevenir a desolação e destruição de Sodoma (Gn 18. 22-32).
Isaque
em Gn 24.63 "Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde".
A palavra hebraica para meditar também significa orar.
Também vemos Jacó em oração privada em Gn 32. 24-28 "Ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares".
Davi
diz no Salmo 55. 16-17 " Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz."
Daniel
estava 3 vezes por dia em oração secreta. Dn 6.10 "Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer."
Jonas
manteve a oração secreta mesmo dentro da barriga do grande peixe.
Elias
orou debaixo de um zimbro (1 Re 19.4)
Temos Ana orando em 1 Sm 1. 13-15 "Porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho! Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o SENHOR"
.
Epafras era fervoroso em oração secreta. Cl 4. 12-13 "Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodicéia e pelos de Hierápolis."
Cornélio
se devotava à oração secreta. At 10. 2 – 4 "Piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus."
Eusébio nos diz que Tiago tinha os joelhos calejados e até mesmo sem tato por ele passar muito tempo em oração privada.
"Uma hora de comunhão com Deus em um local secreto (ou privado), é preferível do que a maior e melhor companhia do mundo".
Richard Sibbes
disse: "Um homem cujo a alma está familiarizada com Deus em um quarto, ou em um buraco, ou em um deserto, ou em uma caverna, ou em um calabouço, irá encontrar mais do real prazer, mais deleite, e o mais completo contentamento, do que em um palácio de um príncipe".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais