sexta-feira, 28 de junho de 2013

Motivações à oração privada - Parte 2


 


Imagem ceddia por: manoel-otavio.blogspot.com
2° Considere que, quando Cristo estava na terra, Ele exercitou muito a si mesmo em oração privada.
Mt 14.23 "E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só."

Mc 1.34 "Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava."

Mc 6.46 "E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar."

Lc 5.16 "Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava."

"A vida inteira de um cristão deve ser nada mais do que uma visível representação de Cristo".

Pergunta: Mas por que nosso Senhor Jesus orava tanto em secreto? Por que Ele tão frequentemente ficava sozinho com Deus?
1° Resposta.
Para colocar uma elevada honra e valor sobre a oração privada.

O homem natural está apto e pronto para colocar um baixo e indigno valor sobre a oração privada em seus pensamento. Mas Cristo, Se exercitando tão frequentemente nisso, colocou uma eterna honra e um inestimável valor sobre a oração secreta. Mas…

2° Resposta.
Ele estava em oração secreta, e muitas vezes sozinho com Deus, para que Ele não fosse visto pelos homens, para evitar todos os "shows" e aparência de ostentação e aplauso popular.

3° Resposta.
Para evitar interrupções em Seus deveres.

A oração em secreto não é uma pequena vantagem para uma séria e vívida execução de um dever privado. Distúrbios e interrupções externas são extinguidas pela oração privada.
(Tanto para Brooks como para os demais homens de Deus do passado, a oração secreta ajudava nas realizações cotidianas, bem diferente dos nossos tempos, em que quanto mais se faz, menos se tem tempo para orar).

4° Resposta.
Para nos deixar um abençoado e gracioso exemplo.

Cristo não estava sempre em público, ou sempre entre Sua família, mas Ele estava frequentemente sozinho com Seu Pai.

5° Repostas.

Para que Ele pudesse aprovar-Se, ao nosso entendimento e à nossa consciência, para Ser um Fiel Sumo Sacerdote.

Hb 2. 17 " Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo."

6° Resposta.
Para nos convencer que Seu Pai observa e ouve nossas orações privadas.

Ele coloca em um odre todas as nossas lágrimas secretas e não é estranho às nossas lutas, tribulações, desejos e anseios.

6° Motivação.

Considerar que Deus mais usualmente se manifesta à Seu povo quando eles estão em secreto, quando eles estão sozinhos no trono da Graça.
Daniel
teve aquela visão e aquela mensagem confortadora, através do anjo, de que ele era muito amado, quando estava em oração secreta.
Dn 9. 20-23 " Falava eu ainda, e orava, e confessava o meu pecado e o pecado do meu povo de Israel, e lançava a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus. Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabriel, que eu tinha observado na minha visão ao princípio, veio rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde. Ele queria instruir-me, falou comigo e disse: Daniel, agora, saí para fazer-te entender o sentido. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão."
Também Cornélio é graciosamente recompensado por suas orações privadas.
Atos 10. 1-4 "Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus."
Pedro
também teve uma visão quando estava orando no telhado.
Atos 10. 9-11 "No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar. Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas."
Paulo
 
também estava sozinho em oração em atos 9. 11-12 "Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista".
Quando João estava sozinho na ilha de Patmos, "por causa da Palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo", ele teve uma gloriosa visão do Filho do Homem, e então O Senhor revelou à ele os mais profundos mistérios, concernentes ao estado da igreja tanto no presente quanto no futuro. E quando João estava chorando, sem dúvida em oração secreta, o livro selado foi aberto diante dele.
Oração secreta é a chave de ouro, que abre os mistérios do mundo para nós. (Como no exemplo de Daniel).
Certamente, o cristão que está mais aos pés de Jesus Cristo, irá entender mais da mente de Cristo no evangelho, e terá mais do céu dentro do seu próprio coração.
Certamente a alma desfruta de mais comunhão com Deus quando está em secreto.
Os 2.14
"Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração."
Quando Jeremias estava naquela escura prisão, ele teve coisas grandes e ocultas reveladas à ele que ele não sabia.
Jr 33. 1-3 "Veio a palavra do SENHOR a Jeremias, segunda vez, estando ele ainda encarcerado no pátio da guarda, dizendo: Assim diz o SENHOR que faz estas coisas, o SENHOR que as forma para as estabelecer (SENHOR é o seu nome): Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes."
Ambrósio costumava dizer: "Eu nunca estou sozinho quando estou sozinho; porque posso desfrutar da presença do meu Deus de uma maneira mais livre, plena e doce, sem interrupções".
7° motivação
.
Considerar que o tempo dessa vida, é o único tempo para a oração secreta.
No céu, não será admitido nenhuma oração secreta. No céu não haverá pecados secretos para nos perturbar, nenhuma necessidade secreta para nos beliscar, nenhuma tentação secreta para nos seduzir, nenhuma armadilha secreta para nos enredar, e nenhum inimigo secreto para nos confrontar.
Nós devemos viver nessa prática aqui na terra, porque nós nunca mais iremos exercitá-la depois da morte. Nós somos incumbidos de alguns deveres agora como louvar, admirar, exaltar e engrandecer a Deus, desfrutar e se deleitar em Deus, etc., que iremos fazer eternamente nos céus, mas oração secreta devemos fazer enquanto vivermos aqui.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais