segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Como Ser Forte na Tempestade

Imagem cedida por: mensagemdasemana.blogspot.com

Quando Jesus e os discípulos iam pelo caminho, um homem disse a Jesus: —Eu estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar aonde o senhor for. Então Jesus disse: —As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar. Aí ele disse para outro homem: —Venha comigo. Mas ele respondeu: —Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai. Jesus disse: —Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Mas você vá e anuncie o Reino de Deus. Outro homem disse: —Eu seguirei o senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família. Jesus respondeu: —Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus. (Lucas 9:57-62)

Naquela mesma ocasião algumas pessoas chegaram e começaram a comentar com Jesus como Pilatos havia mandado matar vários galileus, no momento em que eles ofereciam sacrifícios a Deus. Então Jesus disse: —Vocês pensam que, se aqueles galileus foram mortos desse jeito, isso quer dizer que eles pecaram mais do que os outros galileus? De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram. E lembrem daqueles dezoito, do bairro de Siloé, que foram mortos quando a torre caiu em cima deles. Vocês pensam que eles eram piores do que os outros que moravam em Jerusalém? De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram. (Lucas 13:1-5)

Então Jesus contou esta parábola: —Certo homem tinha uma figueira na sua plantação de uvas. E, quando foi procurar figos, não encontrou nenhum. Aí disse ao homem que tomava conta da plantação: “Olhe! Já faz três anos seguidos que venho buscar figos nesta figueira e não encontro nenhum. Corte esta figueira! Por que deixá-la continuar tirando a força da terra sem produzir nada?” Mas o empregado respondeu: “Patrão, deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo. Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mande cortá-la.” (Lucas 13: 6-9)

Certa vez uma grande multidão estava acompanhando Jesus. Ele virou-se para eles e disse: —Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo. Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar. Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: “Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!” Se um rei que tem dez mil soldados vai partir para combater outro que vem contra ele com vinte mil, ele senta primeiro e vê se está bastante forte para enfrentar o outro. Se não fizer isso, acabará precisando mandar mensageiros ao outro rei, enquanto este ainda estiver longe, para combinar condições de paz. Jesus terminou, dizendo: Assim nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem. (Lucas 14:25-33)

Vocês lembram o temporal que caiu naquele dia? Todos nós estávamos conversando sobre a analogia das “árvores”, sobre como aquelas que não se dobraram são aquelas que não resistiram quando os ventos fortes vieram. As árvores rígidas, que não se dobraram, as inflexíveis, essas foram destruídas pela tempestade. Recentemente presenciei uma ocasião em que uma mulher contava a outras pessoas sobre o crescimento que ela tinha percebido em sua vida ao longo dos anos. Ela compartilhou com todos uma definição de orgulho que descobriu ser bem útil ao desejo de crescer e mudar. A definição que ela deu foi que orgulho é reservar para si mesmo o direito de ter a última palavra ou a decisão final; é se dar “o direito” de tomar a decisão final. Essa foi a definição de orgulho. E, claro, as Escrituras dizem em pelo menos três lugares que “Deus se opõe ao orgulhoso e dá graça ao humilde.” Deus é inimigo dos orgulhosos. E se orgulho é “reservar para si o direito de tomar a decisão final”, se orgulho for isso, então há muitas pessoas que pensam ser amigas de Deus mas que de fato são inimigas Dele, por Sua própria definição.

Considerem aquela atitude de ser rígido, ser orgulhoso, egocêntrico, independente e inflexível. É orgulho quando se vive um tipo de vida comodista, na qual tomamos nossas próprias decisões, estamos no controle de nossas coisas, mimamos nossa própria carne e sorrimos procurando viver pelo menor denominador comum. “Que posso fazer? Como posso agir? Como posso me apresentar? O que eu poderia dizer ou fazer para conseguir ‘escapar de fininho’ sem que ninguém seja capaz de perceber algo de errado em mim? Ou pelo menos, se disserem alguma coisa, vou poder sair ileso? Como posso escapar com o mínimo de auto-sacrifício ou crucificação do meu próprio bem, crucificação de minhas necessidades, meus direitos, meu tempo, ou de qualquer outra coisa?” Se essas forem nossas atitudes, Jesus disse que as tempestades virão. E quando esses temporais chegarem, se não estivermos construindo sobre a rocha da obediência a Deus, mas ao invés disso em cima da areia do “ir levando”, então nós seremos arrancados e não vai haver nenhum fruto. O “mais um ano” vai se esgotar e a coisa vai ser atirada ao fogo.

Sua Graça

Ora, eu não acho que Jesus foi legalista, o que vocês acham? Alguém aqui de fato acredita que Jesus era um legalista? “Como é que Ele se atreve a dizer tudo aquilo! Que coisa mais rude e cruel: ‘odeie seu pai, mãe, irmão, irmã’. Não posso nem dizer adeus à minha família. Poxa, Jesus. Você é legalista!” Conheço muita gente que chamaria tudo isso aí de legalismo. Mas parece que de algum jeito, já que rebaixamos as Escrituras ao nível de simples “poesia”, nós nem mesmo aceitamos o fato de que Jesus É que é Senhor, que é Rei, e que está voltando para aqueles que estão vestindo Sua camisa, ponto final.

Parece que de algum jeito nós criamos “um boneco de cera de Jesus”, um que quando você dá corda nele, quando puxa a cordinha, Ele diz coisas mas elas não significam nada. Se alguém dissesse qualquer daquelas palavras hoje, gente nos quatro cantos do mundo iria gritar: “legalismo, legalismo!” Mas isso É Jesus. Esse é o único Jesus que existe. E Ele não está sendo legalista. Ele não é um mestre cruel. Para aquele homem, naquele instante, não havia qualquer outra Esperança. O “uma coisa ainda falta” de cada um pode ser diferente. O “jovem rico” tinha um problema de apego ao dinheiro, aparentemente, em vez do apego à família biológica que Jesus disse que outras pessoas teriam que resolver. Deus não é nem “anti-dinheiro” nem “anti-família”, se essas questões estiverem totalmente debaixo do Senhorio Dele em todas as áreas de obediência, emoção e decisão. Jesus é ANTI tudo e qualquer coisa que poderia fazer alguém não obedecê-Lo imediatamente porque as cordinhas do coração, os preconceitos, os confortos e o orgulho estão presos em algo menos do que ELE, nesta nossa presente era decaída. Ele está dizendo que se você não viver desse jeito, satanás vai ter um gancho em você e você será arrancado. Isso não é legalismo. Isso é graça.

“Estou dando a você uma chance. Estou oferecendo Minha mão a você. Estou trazendo Verdade em sua vida para poder libertar você da escravidão do medo, dos desejos próprios, do medo da morte, do medo de temporais, do medo da pobreza, do medo da doença, do medo de perder os entes queridos.” E se você não viver assim, vai ser derrubado. Porque satanás vai encontrar um jeito de acabar com você. Se você der a ele qualquer alvo que não estiver debaixo da graça e do conhecimento de Deus, seu compromisso total com Ele e morte do bem próprio (“tome a SUA cruz e siga-Me” e “negue-se a si mesmo”, “até a morte”); se der a ele qualquer alvo, satanás vai achar e enganar você.

Isso não é legalismo! Jesus não é legalista como alguns se apressariam em chamá-Lo se Ele estivesse em carne e osso dizendo essas coisas a tais pessoas, coisas sobre áreas de suas vidas que não tivessem rendidas a Ele. Jesus NÃO é legalista quando diz que você deve renunciar às afeições e prioridades de seu coração que não sejam ELE. Ele simplesmente sabe como esta “geração má e perversa” pode enganar qualquer homem, mulher ou adolescente que pense que “dá para ter as duas coisas ao mesmo tempo.” Pelo contrário, isso vai devorá-LOS. Perceba a linguagem de Jesus... não é “legalismo” mas “Eu estou dizendo a você que Sei como tudo isso funciona! Me escute! Não dá para você abraçar o mundo e a própria vida, os desejos, as muletas e os confortos com as pernas e não terminar indo morar na casa do Meu inimigo.” Isso é Jesus dizendo: “Não construa essa torre sem calcular o custo. Não entre nisso sem saber que vai custar tudo que você tem para conseguir chegar até o fim.” Essa é a natureza do Cristianismo. “Você não pode me seguir. Você não vai ser capaz de continuar a me seguir sem esse compromisso.” Isso não é legalismo. Ele está dizendo que você não vai conseguir a menos que isso seja quem você é, e quem você deseja ser. Qualquer um pode sentar num banco de igreja, ou num sofá e ficar se enganando com orações bonitinhas, sermões, idéias e lanches improvisados. Mas, uma VIDA que não é totalmente entregue a Ele, com todas as suas afeições e prioridades, todo seu tempo, recursos e amores, que não é consumida pelos Propósitos DELE e não pelos próprios, então esta pessoa já falhou ou vai falhar. Assim disse o Senhor. “Esta deve ser a qualidade de sua decisão de me seguir: Você abandone tudo.

Você não tem que sepultar seu pai, você não precisa criar desculpas para ir dizer adeus à família. Me seguir exigirá tudo de você. Você deixa as redes lá, cheias de peixe, e você vem.”
Ele está dizendo que esse tem que ser o seu coração e a sua atitude. Não é legalismo, algo tipo: “Faça isso... ou então, não pode me seguir!” É mais: “Se você não abandonar isso, se essas coisas ainda dominam você de alguma maneira, você está tentando viver duas vidas ao mesmo tempo. Nesse caso, satanás vai encontrar um jeito de enganá-lo.” Esse é o preço. Ele já sabe o custo de segui-­Lo, Ele sabe o que vai acontecer se você não der a Ele todo seu coração, alma, mente e força. E Ele está dizendo: “Tome cuidado! Estou dando a você um conhecimento do mundo invisível e de como o inimigo opera. Se você der abertura a ele, cedo ou tarde ele vai achá-la.” Jesus não é nem um pouco legalista. Ele nos deu tudo que pertence à vida e à piedade.

Seu Reino, Suas Regras

Repetir as palavras de Jesus não faz de você um legalista. Repetir as palavras de Jesus não faz de mim um legalista. Repetir as palavras de Jesus é dizê-las como elas são, porque todo o resto é engano. Aquilo que Jesus não disse é engano. Quero deixar isso bem claro! Tudo o que Jesus disse é Verdade, e qualquer coisa que não se mantenha à altura do padrão que Jesus estabeleceu é engano. Será que dá pra eu dizer isso sem me meter em muita confusão? Jesus é quem faz as regras. Este é Seu Reino, e ponto final. Existem outros reinos por aí. Existe coceira nos ouvidos a rodo aí fora. E existe um bom número de professores querendo dizer algo a você diferente daquilo que Jesus de Nazaré disse. Eles falam de um reino alternativo, um universo paralelo que tem algo do mesmo vocabulário, mas que não é Real, que não tem substância em si.

E Jesus disse que se você tentar viver nesse reino alternativo, aquele reino de imitação, falsificado, que possui o vocabulário mas onde tudo não passa de cópias de cera, se você tentar viver nesse reino, o inimigo vai enganar você. Isso foi uma advertência de Jesus que precisa ser real em nossos corações. Não tem meio-termo. Não dá para tentar ir levando com o menor denominador comum, com aquilo que imaginamos vai deixar todo mundo contente. “Opa, não mexa comigo! Tudo bem, vou fazer isso aqui e aquilo lá e tentar tirar todo mundo do meu encalço.” Não é bem assim. Precisa vir do coração. Tem que vir do coração. Deus sabe se eu vivo por fé no Filho de Deus ou se eu vivo pelo meu próprio bem. Deus sabe a diferença, não sabe? E adivinha qual é o outro que também sabe? Satanás também sabe. É como aconteceu com os sete filhos de Ceva. Satanás conhecia a diferença entre Paulo e Jesus e esses outros sujeitos que só estavam utilizando o vocabulário. Ele sabia a diferença e não teve medo de alguém que usou o vocabulário mas que não vivia pela fé no Filho de Deus.

Quero chamar a atenção de todos nós para a seriedade de uma qualidade de vida no homem interior que ninguém pode dar a você. Tentar esconder qualquer coisa de meros humanos, como todos nós somos, não traz nenhum benefício a você. Talvez você consiga “passar de fininho”... talvez você se esconda em algum outro lugar. Existe todo tipo de alternativa. Mas a verdade é, todos nós vamos comparecer perante Jesus. E essas são Suas palavras, e eu quero viver assim porque Ele falou! Para mim não faz nenhum sentido tentar alterar o significado das palavras de Jesus ou me esconder atrás de outras palavras que Jesus disse. Ele disse estas também. Acredito em todas as palavras que Ele disse. E estas palavras também são verdade, e eu quero viver desse modo. Não existe uma espécie de “nova aliança” que exclui os ensinamentos de Jesus. Jesus não é um profeta da velha aliança; Ele é a personificação da Nova Aliança. Essas coisas são verdadeiras. Elas continuam verdadeiras hoje e continuarão verdadeiras para sempre. Isso é a personificação da Verdade. Ele é a Verdade! Não existe maneira de contornar isso. Não há meio de pular por cima disso, e não existe meio de criar uma nova aliança onde essas coisas não se apliquem mais. Jesus é a Verdade. Não existe caminho até o Pai exceto por Ele e através Dele.

Qual a Qualidade do Seu Coração?

Se ainda há áreas do seu coração que você entregou ao tempo para que ele resolva e pensou que está tudo bem... contanto que ninguém diga qualquer coisa, e, mesmo que diga, você simplesmente fica enrolando até que elas desapareçam. Se seu coração é assim, então você está deixando de perceber algo muito, muito importante aqui. Você não está percebendo o fato de que Jesus quer que você vá até o fim com Ele. E, se você não viver dessa maneira, então satanás vai destruir você. O fato é que os temporais estão vindo. Temporais muito maiores estão se aproximando, muito mais ferozes, fatais, potencialmente muito piores do que tudo que já passamos até aqui. E a maneira como satanás faz as coisas... é sempre com truques de espelhos onde ele trapaceia, engana, justifica e acusa os outros para justificar o próprio eu. Você fica muito vulnerável a essas coisas se não viver exatamente como Jesus disse para viver aqui, adotando a Verdade do jeito que Jesus disse para adotarmos.
Se existe qualquer ponto “fraco” no seu coração por causa de alguma coisa à qual você está se segurando, algo a que você está se prendendo, que você está justificando para si mesmo ou em relação ao qual você se compara a outras pessoas, então satanás vai descobrir você. Os temporais virão e aí, nessa hora, eles vão mostrar o quanto você vale. E fique certo de que sempre vai ser culpa de “outra pessoa” pois satanás vai garantir que você se sinta dessa maneira em relação a tudo. Ele vai enviar um bom número de “sábios” para dizer a você o que seus ouvidos estão coçando para ouvir. E, de fato, Paulo disse que se você não ama a Verdade, se você não amar a Verdade com amor ágape, mas preferir outras coisas, ele disse que o próprio Deus enviará uma poderosa sedução para que você acredite na mentira.

Deus não quer nenhum meio-termo. Se você não ama a Verdade o bastante a ponto de aplicá-la a seu próprio coração e viver uma vida crucificada, se o que você deseja é um tipo alternativo de Cristianismo, então o próprio Deus enviará uma poderosa sedução para que você acredite na mentira (2Ts 2). A natureza disso é sobrenatural, não é como geografia ou química onde há apenas um certo conjunto de fatos que ou você conhece, ou não conhece. A Verdade Espiritual não funciona bem assim. Se seu coração é duro, se sua consciência está cauterizada com ferro quente, se você prefere a mentira, se você quer qualquer outra verdade além daquela que Jesus de Nazaré ensinou, então Deus vai assegurar que você acredite nela com todo seu coração. Você nem precisa ser um hipócrita pois Deus vai garantir que você acredite na mentira. Ele enviará um engano para fazer com que você acredite na mentira.

Tudo isso está ligado à qualidade do seu coração, não à sua habilidade intelectual para compreender e classificar, filtrar e processar. Está resumido na qualidade do seu coração. Você quer ser um doulos, um escravo? Você quer entregar sua vida? Você está disposto a dizer: “que os mortos enterrem seus próprios mortos”? Você está disposto a odiar sua mãe, irmão, irmã? Está disposto a deixar terras, posses e coisas para trás? Você está disposto a largar seus direitos, ou será que você precisa dar a palavra final? Você quer reservar para si o direito de tomar a decisão final? Você precisa disso? Porque se você precisa, então você tem “mais um ano”. E eu oro para que você use ele bem.

É Para Adorar!

“Isso não nada a ver COMIGO!” E eu fico muito feliz! Isso tem a ver com Deus, e Seu poder. Eu só preciso decidir entregar minha vida a Ele e deixá-Lo fazer Seu trabalho, e aí sim, “morrer é lucro”. Eu não tenho que viver, eu mesmo, minha “própria” vida.

Esse pensamento é bastante libertador. Ele nos livra de vários cativeiros, do medo e do peso que teríamos que carregar se tudo isso tivesse a ver com nós mesmos. Eu lembro em João 4 o que Jesus, bem cedo em Sua caminhada visível no planeta terra, falou sobre adoração. Ele disse: “Meu pai procura adoradores.” Bom, essa provavelmente foi a última vez em que Ele usou a palavra, que eu saiba, pelo resto de sua vida física neste planeta. Ele falou que as pedras ao longo da estrada gritariam de louvor se Seu povo não o fizesse, e outras poucas coisas desse tipo. Mas esta é uma afirmação muito importante: “Meu Pai procura adoradores.” Isso soa muito universal, muito abrangente. É como se tudo mais tivesse a ver com isso. E tudo isso, de fato, tem a ver com adoração! Mas então POR QUE Jesus passou tanto tempo dizendo: “a menos que renuncie a tudo quanto tem, você não pode ser meu discípulo. A menos que perca sua vida, você nunca a encontrará. A menos que negue a si mesmo, a menos que pare de reservar para si próprio o direito de tomar a decisão final e de ter a palavra final, a menos que pare de fazer isso... Você não pode ser Meu seguidor! Você não pode ser um Cristão.” Por que razão Ele ficava dizendo esse tipo de coisa, se tudo “tem a ver” com adoração?
Bem, a verdade é que adorar é “oferecer seu corpo como um sacrifício vivo”, como Paulo concluiu para nós mais tarde. E isso bem depois que ele disse para considerar a profundidade, a largura, a majestade de Deus... “considerem Seus caminhos que estão além da compreensão ...”, uma afirmação cheia de adoração. E daí Paulo segue em frente e diz: “portanto, por causa da misericórdia de Deus, ofereçam seus corpos como um sacrifício vivo. Parem de se conformar aos padrões do mundo”. Ele foi bem prático conosco outra vez!

A essência de viver uma vida de adoração que é aceitável a Deus, “adoração aceitável”... o caminho para ser livre do fardo que faz da adoração hipocrisia ou uma auto-ilusão, ou alguma mera declaração teológica, mas não algo que flui abundantemente de um coração livre, é que nós morramos para o mundo e o mundo para nós. Nós, em realidade, colocamos aquelas coisas diante Dele e renunciamos àquilo que possui uma influência em nossas vidas. Nós paramos de adorar essas coisas. Nós paramos de adorar nossa carne e nosso conforto; nós paramos de adorar o que nos traz segurança nas tempestades, e o ronco do estômago, a fome; nós paramos de adorar nossos filhos e nossos parentes; nós paramos de adorar nossa educação, nossa formação acadêmica e nossa necessidade de sobrevivência; paramos de adorar nossa necessidade de estar certos e nossa necessidade de ser inteligentes, nossa necessidade de ser amados. Nós cessamos de adorar todas essas coisas, e, pela primeira vez, somos livres para adorar a Deus.

É por isso que Jesus falou tantas coisas que parecem “legalismo”. Aquilo não era legalismo! Ele estava dizendo: “Vocês precisam abrir mão dessas coisas para ter meu Pai. Vocês não podem ter as duas coisas ao mesmo tempo.” “Eu não terei outros deuses perante Mim.” “Eu sou um Deus ciumento.” Ele está à procura de um coração que pertença única e exclusivamente a Ele, e que não esteja agarrado à Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, querendo ser como Deus, exigindo nossos direitos, privilégios, espaço, opinião e mimos para a carne. Deus está à procura de nossa disposição para renunciar a tudo aquilo e confiar Nele, despidos e sem qualquer vergonha diante do Pai. Sem necessidade de coisa alguma, verdadeiramente sem necessidade de qualquer coisa exceto da comunhão com Ele e de Sua amizade. Impelidos continuamente por isso e continuamente entregues a isso, fundamental e simplesmente controlados em todos os aspectos de nossas vidas pela comunhão com o Pai. Adorar tem a ver com isso.

E a razão por que Jesus disse todas aquelas coisas difíceis de ouvir é porque elas estão intimamente relacionadas à verdadeira adoração. De fato, a única forma de ter adoração verdadeira é ter apenas um Deus. “O Senhor Seu Deus é o Único Deus.” “E amarás o Senhor Seu Deus de todo seu coração, toda sua alma, força e mente.” E esse é o único modo, ó Israel, pelo qual vocês podem verdadeiramente ver e amar o Único Deus. “Felizes os puros de coração, pois verão a Deus.” “Sem santidade ninguém verá o Senhor.” Isso é uma afirmação bastante absoluta. Não dá para ser mais absoluto do que isso. Sem a qualidade de ser separado, sem uma vida separada para o Pai e longe de todo o lixo, você não vai ver o Senhor. Você não pode vê-Lo. Você não consegue ver o Reino, e você não vai ser capaz de ver Deus nem de experimentar Sua presença em sua vida do jeito que Ele desejaria.

Não fique se Contorcendo porque o Negócio é BOM!

“Meu Pai procura adoradores.” E agora eu vou passar o resto de minha vida, Jesus disse, mostrando a vocês como serem livres das coisas que vocês vêm adorando, para que vocês possam experimentar o amor Dele e se jogar nos Seus braços. Isso é uma coisa boa, não ruim. É um privilégio; é um “posso participar” e não um “precisa ser”. É uma oportunidade que a face da terra nunca viu antes pois eles só se importavam com a satisfação de sua própria carne. Eles eram escravos de sua carne e escravos da conseqüência dessa escravidão, cativos do pecado e da pena pelo pecado. E eles eram sem esperança no mundo, como Paulo disse. Mas então Deus, rico em misericórdia, abriu o caminho por onde nós podemos ser livres da carne. Jesus disse aos Fariseus: “Vocês não têm espaço para Mim em seus corações.” E também foi Ele quem passou seus três anos de sua vida pública dizendo: “Eu quero mostrar a você que vale à pena ser livre, e que você pode ser livre porque Eu vou viver isso bem na frente de você.” E é isso que Ele nos chamou e nos deu a oportunidade de fazer, e nos deu o privilégio e o equipamento necessário para sermos capazes de fazê-lo.

Mas existem algumas decisões que precisamos tomar. Ele não passou tanto tempo aqui ensinando a troco de nada. Ele poderia ter andado por aí com uma varinha mágica, não é mesmo? “Você aí, você tá livre. Agora você, e você também tá livre.” Ele passou aquele tempo todo ensinando porque nós fomos feitos à semelhança de Deus, recebendo a oportunidade de crescer no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A nós foi dada a oportunidade de crescer no entendimento. As contínuas orações de Paulo eram para que o Pai desse entendimento, para que o Pai desse revelação, A FIM DE QUE nós pudéssemos viver uma vida que é digna Dele. Digna do chamado que traz prazer ao Pai, e uma herança para Jesus.

Ele nos traz entendimento porque somos feitos em Sua imagem e então livres para escolher. Ele nos traz entendimento para que possamos ver coisas como Ele vê e assim nos lançamos voluntariamente em Seus braços, deixando para trás os cuidados e as preocupações do mundo e o engano das riquezas, e não amar o mundo, amar a nós mesmos e a necessidade de ter o direito de tomar a decisão final. Ele nos dá a oportunidade, e com Sua graça e bondade abre o caminho para nos deixar conhecê-Lo, experimentá-Lo e viver em comunhão com Ele sem sermos controlados pelo lixo do resto. É assim que essas coisas são reconciliadas. É uma oportunidade que Ele nos traz, e Ele nos mostra os obstáculos e as ervas daninhas que nós voluntariamente, por nosso próprio livre-arbítrio, podemos arrancar.

“Ouve, ó Israel, o Senhor Seu Deus é o Único Deus. Único Deus.” Portanto, amai-O de todo o vosso coração, alma, mente e forças. Adorem-No. Somos separados para adorá-Lo em Espírito e em Verdade. Se o Espírito de Deus está apagado dentro de você, então tudo o que pode fazer é repetir palavras e obter uma sensação emocional para si mesmo. Se não for algo baseado na Verdade, então é engano. Assim, adorá-Lo em Espírito e em Verdade significa viver a vida que Jesus viveu. Como o Apóstolo João disse, sessenta anos depois: “Qualquer um que diz que vive Nele deve andar como Jesus andou.” É essa a oportunidade que Ele colocou diante de nós. Eu quero viver isso junto com vocês.

Pai nosso, pedimos a Você que nos ajude. Com imensa gratidão em nossos corações, reconhecemos o favor que Você tem nos mostrado. Nós éramos mortos em nossas transgressões e em nossos pecados, sem esperança no mundo. Escarnecedores cegos e ignorantes, vivendo em rebelião e descrença; isso era tudo que nós éramos. Tudo o que tínhamos a oferecer era tolice. E, mesmo assim, Você tocou nossos corações tornando-os em carne apesar da nossa própria habilidade, da nossa força de vontade, do convencimento ou persuasão de meros humanos ao nosso redor. Você, Você mesmo, estendeu Sua mão para dentro de nossos corações, nos tocou, nos tornou sensíveis transformando nossos corações de pedra em corações de carne e nos dando a oportunidade de ver e conhecer Você.
 
Agora nós queremos ir além de simplesmente experimentar a Sua salvação. Queremos passar para o reino dos que são Seus adoradores, amando Você e sendo separados para Seus propósitos e separados para Seu prazer. Ajude-nos a ver como é possível viver tudo isso. Pai, nós não estamos presos por qualquer lei. Nós não estamos presos a qualquer julgamento exterior. Nós não estamos presos às opiniões dos homens ou por um sistema legal. Nós estamos presos a uma aliança de amor e a um desejo de devolver a Você o amor que Você primeiro nos mostrou, tirando-nos da escuridão em primeiro lugar. Embora estivéssemos mortos em nossas transgressões e pecados, Você nos amou e sacrificou a Si mesmo por nós. E amor maior que esse ninguém possui, que dar a própria vida por seu amigo. Como Você tenha feito isso por nós, queremos fazer isso por Você e uns pelos outros. Queremos renunciar à nossa própria vida e a todas as exigências que temos dessa vida, para colocar isso em Suas mãos onde tudo certamente vai guardar seguro até o último dia. Amém
 
FONTE: www.aosseuspes.com/Como-Ser-Forte-na-Tempestade

Redes sociais