quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A Necessidade de criarmos um comitê interdenominacional para estudarmos escatologia




No que tange a escatologia sou a favor da criação de um comitê interdenominacional que visa harmonizar as passagens bíblicas concernentes aos últimos dias de forma que cada igreja ou congregação cristã tenha um roteiro doutrinário a mãos, uma linha do tempo segura onde possa se situar, se posicionar e compartilhar estas informações com os irmãos de forma a fechar as “brechas” existentes e espaços que venham a gerar HERESIAS e ENGANOS NAS INTERPRETAÇOES. Ou também equívoco. Por causa disso, hás muitas confusões doutrinárias e correntes de pensamento.

E por seguir determinada corrente, certos pregadores e líderes se aventuram nesta seara sem conhecimento profundo da causa, disseminando o mesmo “erro” ou pensamento que já vinha sendo recebido, e o número de pessoas que vai absorvendo e assimilando só tende a aumentar de forma que um grande número de pessoas a continuar, a repassar determinado engano ou equívoco recebido anteriormente, quer por tradição, quer por entendimento errado acerca da palavra.

Como pequeno exemplo dentre vários que podemos demonstrar, devemos citar o intervalo de tempo entre a 69ª e 70ª semana profética de Daniel 9 onde muitos estudiosos de apocalipse ignoram, mas entendemos que as profecias do novo testamento estão interligadas com as do velho testamento de forma harmônica e complementar. O próprio Jesus, Paulo e João se utilizou de profecias do velho testamento para confirmar e acrescentar algo novo a igreja, no que tange aos últimos dias.

Em relação as 70 semanas, precisamos ter em mente que a profecia foi dada diretamente para Israel (a igreja não existia e Daniel nem noção tinha dela) a qual está envolvida diretamente com a profecia bíblica e é O SINAL dado para os eventos finais e que a FIGUEIRA (Israel, Marcos 13:48) seria um sinal para nós. E Lucas ainda emenda reforçando que devemos olhar para a figueira (Israel) e para todas as árvores (Nações gentílicas) Lucas 21:29.

E quando o profeta recebeu esta profecia dada pelo anjo, ela se cumpriu à risca até PARTE do verso 26 do capítulo 9 de Daniel que tem a seguinte redação:

E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.

O povo que destruiu a cidade e o santuário foram os romanos que com suas legiões, inclusive as estacionadas na Síria como lembra o escritor Flavio Josefo, comandadas pelo General Tito (filho do imperador Vespasiano, visto que filho de rei é príncipe) capitulou a mesma no ano 70 DC quarenta anos aproximadamente da profecia de Jesus:

Mateus 23:37-39

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta; Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.

 Durante este cerco, A IGREJA que estava em Jerusalém (não convém citar as espalhadas pelo império romano) FOI AVISADA DIVINAMENTE POR VISÕES E SONHOS a sair da cidade, onde muitos foram para a região de PELA até que passasse essa tribulação. Mais de um milhão de judeus foram mortos, afora os levado como escravos e o templo ficou arrasado até os alicerces (como disse Jesus em (Mateus 24:2).

Este cerco e destruição foi provocado pelo império mais forte registrado na visão de Nabucodonosor em Daniel 2 e na visão de Daniel capítulo 7. Em razão disso, por Israel não ESTA MAIS ORGANIZADO POLÍTICAMENTE COMO NAÇÃO E SEM O TEMPLO, as profecias que concerne diretamente para as 70 semanas, foram interrompidas.

Em razão disso, o período aplicado a esta profecia é a parte final do verso 26 que antecede a última semana profética onde se lê: E até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.

E isso tem acontecido ao longo da história no que tange a Israel e ao mundo. No ano 134 Jerusalém sofre outro golpe por causa de um falso profeta, e é destruída novamente e reconstruída com um nome romano e os judeus proibidos de entrar nela. Para o diabo isso foi bom pois sabe que sem os judeus na sua terra e sem templo, as profecias não poderão se cumprir, tanto as futuras ligadas a essa como as concernentes ao MILÊNIO visto que Jerusalém e o templo no milênio vai ser o local onde todas as nações irão convergir para adorar o Senhor dos Exércitos (ZC 14:16) neste período.

Atenção

  As escrituras são claras que 9 (nove) reinos ou impérios mundiais tem relação direta com o povo Judeu oprimindo-os onde um sobrepôs o outro ao longo da história começando pelo EGITO, depois ASSÍRIA, (agora vem os da visão de Nabucodonosor) BABILÔNIA, PÉRSIA, GRÉCIA ROMA, DEZ REIS, REINO DA BESTA E REINO DE CRISTO. E paralelo a isso, um PRINCIPADO ESPIRITUAL age sobre cada império desce onde vemos o profeta Daniel citando diretamente 2 (dois) como relatado em Daniel 10:20, o príncipe da Grécia e o da Pérsia. João cita outro, a besta que sobe do abismo, mas independente dos outros não serem citados, não quer dizer que estes não existam, mas pelo contrário, Se existe principado grego e persa, também tem babilônico, persa, romano etc.

Logo, podemos entender que quando um PRINCIPADO É AFASTADO nos céus, o reflexo na terra é que aquele poder gentílico perdeu o seu poder temporal. Mas o último poder gentílico citado por Daniel e João em seus dias é o ROMANO e que este tem perdurado até hoje. Tanto influenciou a parte oriental do império (império bizantino, Roma do oriente, a perna esquerda da imagem de Nabucodonosor) como influenciou a parte ocidental e principalmente na idade média quando Roma acumulou os poderes políticos e religiosos na figura do papa. 

Da Mesma forma que do ano 70 até 1948, ano que Israel voltou a ser nação, as profecias das 70 semanas ficaram suspensas (Não só estas mas outras também) e NENHUMA profecia concernente a vinda de cristo poderia se cumprir nesse sentido visto que Sem templo e sem o 7º reino e o 8º Reino estabelecidos, as profecias ligadas ao 7º selo em diante ficariam sem cumprimento.

O Principado que rege ROMA precisa ser afastado, como o templo ser reconstruído, o sétimo reino com dez reis em confederação chegado, o Anticristo precisaria estar entre ele para se cumprir então Daniel 9:27.  E durante este intervalo de tempo, o evangelho cresceu, se espalhou pelo mundo mas também se afastou da verdade das escrituras. Então, Deus de tempo em tempo permitiu que ocorresse perseguição ao seu povo de forma que estes voltassem mais a buscar a Deus como dantes.

No passado, Deus usava nações gentílicas para punir Israel e isso está bem claro no livro de juízes. Em nosso era moderna, com a soberania dos Estados em vigor e a igreja espalhada, Deus usa governo maus para disciplinar a igreja e infligir perseguição.  Seja por leis, seja por tortura etc. Isso foi comum na era romana, na perseguição papal, inquisição espanhola, portuguesa, na França , Inglaterra, etc.

E paralelo a isso, a igreja sofreu junto com as populações catástrofes, epidemias, guerras, perseguições, etc., mas sempre no final a igreja triunfou. E da mesma forma o será na presente era. Então os olhos da igreja sempre serão para os eventos que ocorrem no oriente médio principalmente no palco que concerne a relação de Israel com seus inimigos. Por acharem que jesus estava demorando, por não entenderam a interrupção das profecias, começou-se a especular como seria a vinda de Cristo: se antes, no meio ou depois da grande tribulação a fora outras correntes que foram surgindo: amilenistas, pre milenistas, pós etc.

Enquanto isso, o Dragão de apocalipse 12 (Que é o Diabo no céu e na terra um poder gentílico, no caso Roma) continuava no seu objetivo até hoje que era destruir o messias quando nascesse e não conseguindo, segue perseguindo a mulher (Israel) e os descendentes dela, a igreja, espalhada pelo mundo.

E hoje, o Dragão está PARADO (AP 12: 18) de frente ao mar (nações) esperando a Ascenção de mais duas bestas: uma sobe de frente ao mar que ele se encontra, (Apocalipse 13:1) e outra sobe da terra, que no mundo FÍSICO será o Anticristo e o falso profeta.

Estar parado, não quer dizer que esteja passivo, mas que está aguardando que SURJA dois de seus aliados que passará o seu poder a um deles (apocalipse 13:2-4) e este ABSOLUTAMENTE reine pelos 42 meses finais no antigo território de Roma e aliados.  

   E saia perseguindo a igreja e os judeus novamente como no princípio.

Fiz um breve resumo, muitas dúvidas podem surgir. Daí a necessidade da igreja ter uma linha do tempo e um comitê de estudos escatológicos para poder orientar melhor o povo e JUNTOS, TODOS possam crescer no conhecimento da verdade SEM ESPECULAÇÃO e achismos.

Irmão Daniel Werneck

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Erros escatológicos encontrados na Lições bíblicas da CPAD do 1º semestre de 2016- Daniel Werneck

Imagem cedida por: www.cpad.com.br
A lição de hoje, a número 5 (cinco) do dia 31/01/2016 trata do arrebatamento da igreja.

Percebo que certos equívocos de comentaristas das lições em relação a escatologia ainda não foram corrigidos e são contraditórios. vou listar algumas observações:

1.  Na página 37 ele fala que o arrebatamento ocorrerá em duas fases distintas dizendo que ocorrerá antes da grande tribulação mas o autor  não cita as passagens bíblicas que demonstram que o evento será antes da Grande Tribulação. Apenas cita sua fonte de pesquisa que foi o livro de introdução a teologia sistemática às folhas. 626 daquele livro.

2. Entretanto, ele diz que serão  arrebatados todos os santos (isso é fato, concordamos nesse ponto), só que as folhas 34 ele mostra que os fieis farão parte da PRIMEIRA RESSURREIÇÃO. Esses evento só ocorrerá após a derrota da besta e não antes. A primeira ressurreição só ocorre em Apocalipse 20:5, após todos os eventos anteriores. 

3. Nas folhas 38 da lição, ele fala que farão parte deste evento (a Primeira ressurreição) as duas testemunhas, e o grupo de mártires da grande tribulação. Ora, se estes vão participar, logo o arrebatamento não poderá ser antes da Grande tribulação mas depois visto que de acordo com 1 Coríntios 15:52-53  a transformação dos vivos só ocorre após a 1ª ressurreição, e esta só ocorre no fim da grande tribulação.

4. A condição para o arrebatamento é a primeira ressurreição e não o inverso.

5. Por isso, após essa primeira ressurreição que ocorrerá em apocalipse 20:5 que é a mesma de 1 coríntios 15: 52 ocorrerá na segunda vinda de Cristo.

6. O mistério a qual Paulo se refere não é o TEMPO do arrebatamento mas a forma como este se dará, num "piscar de olhos"

7. Em 1 Tessalônicences 4:16 o texto é claro quanto a ordem deste evento: os mortos RESSUSCITARÃO PRIMEIRO.

8. Alguns pregadores e comentaristas alegam que o apocalipse não está em ordem. Isso é mentira. Todos os eventos são sequenciais e isso é demonstrado no texto pela ordem dos selos, trombetas, taças, e das palavras que ligam um capítulo a outro como:
"Depois dessas coisas, ( ap 4, 7, 18, 19) e outros termos que dão coesão e coerência ao texto.

9. Claro que os mártires e as duas testemunhas da GT irão participar das bodas e do tribunal de Cristo visto que a entrada no milênio e as posições com entrega dos galardões é evento ímpar e único para toda a igreja e não pode ser dividido. Será um evento único após a destruição da besta e não antes.

10. A transformação após a ressurreição é para os que estiverem vivos para a sua vinda por que no reino de Cristo não pode entrar pecado ( 1 co 15:50)

11. A segunda vinda será visível como os anjos disseram aos discípulos em atos no dia da Ascensão do Senhor quando o viram subir e como disse João em apocalipse 1:7.

12. Comparem Mateus 24: 29-31 com 1 tessalonicenses 4:13-18, pois se tratam  do mesmo  evento escatológico onde OCORRE APÓS a grande tribulação citada em Mateus 24:21, alguns versículos anteriores.

13. Paulo sabendo da inquietação dos crentes de Tessalônica sobre se o evento teria ocorrido ou não, disse lhes em 2ª Tessalonicenses  que antes da vinda do Senhor ocorreria:

1. Apostasia

2. Manifestação do homem do pecado ( anticristo)


14. As folhas 38 ele ainda também fala para não confundirmos a trombeta do arrebatamento com a sétima e última  trombeta de apocalipse  onde alega que a última trombeta dita por Paulo é a última para a igreja. Mas não fala quando foi tocada a primeira e outras anteriores.

15. Se o arrebatamento for no início da Grande Tribulação, altera toda a ordem dos eventos desde o tribunal de Cristo, bodas e até a ordem da ressurreição. Tanto os que morreram ao longo das eras até o último mártir, ressuscitarão em um evento único separado da ressurreição do trono branco, visto que essa é ao fim do milenio e para os ímpios.

Diante dessas poucas observações e sem me alongar posso concluir que :

1. O arrebatamento vai ocorrer de fato mas não é antes da grande tribulação como está sendo ensinado na lição e sem fundamento bíblico.

2. Será após a primeira ressurreição quanto na sua vinda após derrotar a besta

3. A nova Jerusalém será o destino final dos salvos onde a glória de Deus vai reinar por todo sempre e será um farol para a nova terra

4. No milênio, os salvos ressurretos governarão com Cristo em várias posições, como ele mesmo nos fala.

Por enquanto até aqui. recomendo a todos examinarem as escrituras! 

Fiquem na paz!

Redes sociais